O Amor Não é Óbvio é uma história que foi publicada originalmente no Wattpad, plataforma que muitos autores usam para publicar seus trabalhos de forma independente e gratuita. Elayne Baeta conta aqui a história de Iris Pêssego, uma adolescente que vive às margens da sociedade escolar, sem chamar a atenção de ninguém. Mas ela é apaixonada por Cadu Sena, o menino mais popular da escola, que namora a garota mais popular, Camila Dourado. Ela só não esperava que Cadu e Camila, o casal perfeito, terminasse. E muito menos que Camila aparecesse namorando uma menina: Édra Norr. Iris fica obcecada por descobrir a razão pra Camila ter feito isso, e começa um “experimento científico”: ela vai estudar Édra Norr de perto para entender por que Camila trocou o Cadu por ela.

Esse livro tem coisas boas e coisas não tão boas. Acho que o ponto alto é ter um protagonista lidando com suas descobertas sexuais de uma maneira bastante natural. Iris foi criada dentro de um “padrão”, então ela tem certeza de que é apaixonada pelo Cadu, tem certeza de que é hetero. Mas ela começa a se sentir cada vez mais confusa enquanto conhece mais Édra, e essa evolução acontece de maneira muito natural. Não é forçada, nem apressada. Ao longo da história, a Iris vai conhecer mais pessoas e mais do mundo LGBTQ+ da cidade em que ela mora, e gostei da preocupação da autora de incluir personagens bastante diversos num romance adolescente.
O problema (ou talvez a sorte) em se despedir de algumas pessoas, é que elas vão, mas elas ficam.
A Iris é uma protagonista muito fácil de se apegar: ela é engraçada e genuína, não parece uma personagem. Ao mesmo tempo que vive o clássico clichê de ser apaixonada pelo garoto mais popular, uma das melhores amigas é sua vizinha de 68 anos, Dona Símia, com quem ela passa as tardes vendo a novela Amor em Atos. Esses detalhes fazem com que ela seja muito autêntica. Édra Norr também é uma personagem interessante, mas um pouco estereotipada. Na verdade, acho que a autora pensou em fazer exatamente isso: pegar o clichê de bad boy com bom coração e passado conturbado, que rouba o coração da protagonista inesperadamente. Só que aqui o bad boy é uma menina, o que torna o clichê não óbvio!

Mas tem algumas coisas que me incomodaram durante a leitura, porém. Uma delas é o ritmo da história, que às vezes foi muito arrastada para mim. E eu mencionei que a história foi publicada no Wattpad porque acho que isso fica bastante visível na construção dos detalhes dessa história. Os nomes dos personagens, a relação deles na escola, algumas situações, tem bastante a cara de filmes americanos de High School, e isso me incomodou um pouco, porque não é muito próximo da realidade brasileira.
Meu maior problema foi com relação à melhor amiga da Iris, a Poliana. Ela é completamente obcecada em perder a virgindade. É o único assunto com o qual ela conversa com a Iris, basicamente, e isso me irritou por dois motivos: primeiro, porque queria ter visto uma amizade feminina mais bem construída, e segundo porque não acho que isso reflita a realidade dos adolescentes no ensino médio. De novo, parece muito uma coisa de filme de Hollywood. Felizmente, o primeiro problema é resolvido mais para o fim da história, o que me deixou bastante contente.
De maneira geral, acho que é um bom livro para um público mais jovem, mas que poderia ter um ritmo um pouco mais bem distribuído para cativar ainda mais o leitor. Mesmo assim, é uma história necessária, cheia de representatividade, e que pode ser muito divertida para os leitores jovens.
![]()
Nota: existem algumas passagens no livro que foram apontadas como transfóbicas pela comunidade LGBTQ+. A autora veio a público explicar que escreveu a fala citada com base na experiência dos seus amigos trans, e que não pretendia cobrir todas as experiências de pessoas trans possíveis.

- O Amor Não é Óbvio
- Autor: Elayne Baeta
- Tradução: -
- Ano: 2019
- Editora: Galera Record
- Páginas: 392
- Amazon



13 Comentários
Oii,
Eu tava louca para lê-lo, mas a cada resenha que leio vou perdendo a vontade kkkk acho que é o tipo de drama adolescente que não curtirei mesmo. Ainda mais com essa pegada de filme americano.
E eu queria ler mais por ser lgbt, gênero que só li 3 livros até agora, mas se as pessoas que estão em seu lugar de fala leram e não gostaram, acho que nem vou ler então.
bjs
Tenho muita vontade de ler esse livro, pois essa descoberta da adolescente me deixou curiosa, pela certeza de algo que logo se torna a dúvida, gostaria de conhecer o desenvolvimento da personagem em relação a isso. Livro arrastado é muito chato e desanimador, para mim vai ser im desafio.
Eu fiquei mt feliz com o fato do livro ter conseguido sair do wattpad mas não me impressionei muito com o livro. Eu esperava muito mais
Achei bem empolgante a autora ter deixado as coisas acontecerem naturalmente sem pressa assim fica uma leitura mais agradável e nada artificial. Mas é uma pena que ficou arrastada isso desanima, ainda não li nada nessa plataforma. Mas gostei dessa inversão de papéis do bad boy ser uma menina, desperta curiosidade em saber como ficou.
Olá! A história parece ser simpática, cheia de clichês, mas que ainda assim pode surpreender em razão dos personagens, não curti muito essa capa, mas acredito que pode ser uma boa opção para seu público alvo.
Eu já tinha me apaixonado por esse livro quando tinha visto a capa, mais após ler sua resenha fiquei ainda mais cativada e interessada pela leitura. Amo histórias adolescentes como essa, no qual vamos descobrindo coisas sobre a personagem junto com ela, e nos vendo sendo fisgadas pela trama a cada virar de página. Com certeza pretendo ler esse livro.
já li resenhas desse livro e algumas apontaram algumas falhas no livro e no geral agradou a quem leu ,mas não é um livro que me despertou a vontade de ler .
Achei uma gracinha de ilustração na capa! Também acho super importante abordar a diversidade e o processo (muitas vezes difícil) de descoberta em romances adolescentes. Confesso que não lembro de algum livro que eu tenha lido com essa temática, no máximo abordando superficialmente. Ouvi dizer mesmo que a escrita desse livro é bem arrastada, o que eu não gosto nada. Não sei se leria, não tenho mais paciência para essas coisas que parecem que foram tiradas de filmes americanos para adolescentes, embora esse seja o público alvo do livro hahah.
Beijos
Joi!
Admiro quando uma história sai do wattpad para ser publicada, porque mostra a qualidade.
Encontrar um livro LGBT e feminino que ainda termine bem, ainda não tinha visto.
Mesmo com a situação de stalker de Íris, acredito que o livro seja interessante pela descoberta da sua sexualidade e pela confiança de Edra.
cheirinhos
Rudy
Consegui o livro numa troca, ainda não li. Estou lendo algumas resenhas nos blogs e igs que sigo e o livro vem dividindo opiniões.
Quero ver se encaixo ele para ler nesse ano ainda, porque sempre passo outros livros na frente.
Tirando a parte lenta, esse problema com a virgindade é uma leitura válida que tem representatividade, amizade de uma adolescente com a idosa que vêem novela juntas (amorzinho ).
Beijos
É muito legal encontrar o clichê, muito visto em livros com protagonistas héteros, em histórias LGBTQ+. O coração fica quentinho. Eu li esse livro e gostei bastante da escrita da Elayne Baeta, é muito leve. Identifiquei alguns problemas e foi o motivo de abaixar um pouco a sua nota, porém li algumas resenhas depois da leitura e vários outros pontos problemáticos foram apontados. Acabei colocando o livro com uma nota mediana, acreditando na melhora da autora nos próximos livros. Minha opinião se parece muito com a sua, no geral, a divergência fica quanto ao ritmo do livro.
A resenha começou com aqueles típicos clichês e de repente dá uma mudada, né? hahaha adorei! Acho que esse tópico tá sendo cada vez mais explorado nos livros, por mais que não sejam ainda tão bem conhecidos e famosos. Gostei desse aspecto negativo que você trouxe porque muitos leitores adoram uma leitura mais lenta, bem desenvolvida. Particularmente, me incomoda um pouco também. E quanto a questão da virgindade, nossa, acho isso um saco pra falar a verdade! Tem uns até que conseguem ser bem construídos, outros ficam um porre. Basta saber como esse livro se encaixa.
Obrigada pela resenha, até mais!
Este livro tem dividido muito as opiniões desde seu lançamento. O título, a capa e o enredo parecem ser uma gracinha, mas esse lance do ser muito lento o ritmo, talvez tenha dado desanimado um pouco os leitores.
Não tenho o hábito de olhar o Wattpad, mas já li que há muita coisa boa lá. E oh, é gostoso ver que muitos autores e autoras saem de lá e realizam seus sonhos de publicação.
Por isso, com certeza, mesmo que eu vá me incomodar com alguns pontos, tipo esse da malinha da virgindade, é um livro que sim, pretendo muito conferir!
Beijo