O psicanalista, Dr. Bonsaint, cometeu suicídio e sua irmã tenta entender o que levou ele a cometer tal ato. Tudo inicia quando Bonsaint deixa para trás um envelope com a seguinte mensagem. Queimar! Dentro há um caso inteiro documentado de um paciente chamado apenas de N. As sessões de análise revelam que o paciente apresentava problemas Transtorno Obsessivo Compulsivo e ao longo das páginas percebemos que o problema irá se agravando. N. tem uma obsessão por um círculo de pedras, porém descobrir os mistérios por trás da localização e o que acontece neste local, é um caminho sem volta e poderá deixar a humanidade a mercê do desconhecido.

Este é o plot da HQ e logo no início da leitura, senti muita influência de H. P. Lovecraft, o que acabou se confirmando depois que fui ler mais sobre o conto de Stephen King. Aqui no Brasil ele foi lançado em 2011 na coletânea Ao Cair da Noite e saiu pela Editora Suma. Ele é inspirado na novela chamada O Grande Deus Pan, de Arthur Machen.
Com o roteiro de Marc Guggnheim e arte de Alex Malley, ambos profissionais da Marvel, N. apresenta uma história cheia de elementos já conhecidos pelos fãs de King. Marc e Alex captam toda a atmosfera sombria dos cenários do autor e impressionam por terem êxito em mexer com a imaginação do leitor e aguçar a nossa curiosidade com um conto psicológico de qualidade, que aborda, querendo ou não, um tema comum.
A história é pesada, mas não de forma sanguinária, ela trabalha muito bem os obstáculos da mente humana, o medo do desconhecido e monstros criados (ou não) na nossa imaginação. Com uma pegada que trabalha o preto com cores mais quentes e frios apenas quando necessários, a arte faz toda a diferença para o enredo e narrativa. Transmite muito bem um sentimento de angústia e também uma sensação claustrofóbica.



Os elementos sobrenaturais, flertando com a loucura dos personagens são fatores que sempre me intrigam durante a leitura de uma história. A batalha que os personagens travam contra suas próprias mentes, é o que nos torna humanos e perceber esta possibilidade ruindo diante todas as complexidades da trama é sem dúvidas um dos grandes atrativos na narrativa dentro do gênero do horror para mim.
Eu ainda não li o conto original, mas me dou muito melhor com as adaptações do King. Esta é uma leitura que pode servir como uma chave para o mundo de King e tudo que ele é capaz. A edição da Darkside não fica para trás e entrega um exemplar único e que faz jus a este trabalho belíssimo. Eu queria muito que mais obras de Stephen King fossem adaptadas para os quadrinhos, pois sei bem o quanto o autor é bom em fornecer informações para a construção de um cenário visualmente detalhado.
O conto vai virar uma série de TV e a adaptação se chamará 8 e foi anunciado pelo estúdio Gaumont. Porém, já existe uma web-série no youtube. Ansiosos para ver esta história ganhando também as telinhas?
![]()

- N.
- Autor: Stephen King, Marc Guggnheim e Alex Malley
- Tradução: Érico Assis
- Ano: 2018
- Editora: Darkside Books
- Páginas: 128
- Amazon



6 Comentários
Acho que eu ainda não tinha visto nada sobre esse livro do King. Acho mesmo que é porque eu não sou muito ligada em graphic novels, ou HQs. Mas sabe que gostei muito dessas ilustrações sombrias? Bem a cara do King. E lá vai mais uma obra do autor virar série.
Oiii ❤ Nunca li nada do Stephen King, tenho certo receio em ler seus livros, já que não sou fã do gênero terror.
Mas, confesso que esse livro me deixou bem curiosa, quero saber porquê o psicanalista se suicidou, quem é esse tal N e o que a mensagem “Queimar” quer dizer.
Vai ser interessante ler uma HQ com esse tipo de tema, já que nunca li nada do tipo.
Gostei muito das ilustrações, as cores combinam bem e dão aquele ar de mistério.
Seria muito legal mais obras do King em quadrinhos, já li quatro livros dele e gostei muito. Bem misteriosa essa HQ já fiquei curiosa em saber o que acontece nesse círculo de pedra, historias que mexem com a mente dos personagens são bem interessantes, pois acabam mexendo com a nossa também. Adorei saber que vai ser uma série de TV, não sabia dessa web-série, vou ver se acho para assistir.
Olá! Achei bem interessante a premissa, mas não sei se leria, já que não sou fã do gênero.
Gostei bastante das ilustrações. No geral, gosto muito de HQ, mas nunca li nenhuma nesse estilo.
O que chamou a minha atenção e me deixa curiosa em relação a obra é a batalha que os personagens travam contra suas mentes. Achei bem legal trabalharem isso na história.
Beijos!
Sou fã assumida das letras do Mestre King, mas confesso que este universo de Hq’s, Lovecraf, são meio que quase totalmente desconhecidos a mim. Tá, amo ilustrações e pelo que vi acima, esta Hq traz um universo caótico e sombrio, como o enredo desenha.
Também não conheço o conto original, mas fiquei curiosa em relação a série..rs Isso muito me anima!
Aguardar né? E se possível, ler a Hq também!
Beijo
Angela Cunha Gabriel(O Vazio na Flor)
Olá! Gosto muito do mundo das HQs, acho tão legal ver as histórias criando vida, fica até mais interessante à leitura, isso não dá para negar. Confesso que não estou muito familiarizada com a escrita do autor, pois é um gênero que eu não curto muito, mas seria uma ótima opção para sair da minha zona de conforto.