Logo que finalizei a leitura do primeiro mangá desta série, um desejo incontrolável de saber o que aconteceria a seguir cresceu de um modo que só um leitor ávido poderia entender. A minha sorte é que a Darkside não se demorou muito para lançar o volume dois de A Menina do Outro Lado, e é sobre ele que falarei hoje.
Recapitulando a trama inicial, aqui temos um país dividido entre as pessoas normais e os seres amaldiçoados. Os dois protagonistas deste mangá representam cada um dos dois lados. Shiva é uma garotinha que foi acolhida por Sensei, uma criatura meio animal, mas com hábitos humanos, e por ser amaldiçoado não pode ser tocado por ela. Mesmo após todos os alertas de Sensei sobre os perigos que os rodeiam, Shiva é apenas uma criança e nada disso é suficiente para que ela não nutra a vontade de sair em busca da sua querida tia desaparecida. Quais seriam as consequências de quebrar a regra de nunca sair sozinha?

O segundo volume inicia exatamente onde o primeiro termina, quando o grande chiffhanger é revelado. Porém, as dúvidas não são sanadas, pelo contrário, o desenvolvimento em cima disso acaba despertando mais perguntas do que respostas e devido a isso, agora temos um Sensei mais intrigado, tentando entender o que Shiva, aparentemente, tem de especial.
Aqui também seremos apresentando a outros personagens, e mesmo que suas aparições sejam breves, isso expande ainda mais este universo, amadurece a trama e nos faz questionar a verdade por trás desta realidade sombria. Sem dúvidas um alerta é ligado em nossas cabeças quando visualizamos uma nova perspectiva dessa história.

Assim como o primeiro volume, a leitura é instigante, as páginas rolam e você nem percebe. Queremos saber mais sobre este mundo e os mistérios desses personagens e claro que ao longo do caminho nos apaixonamos ainda mais por eles. Shiva continua demonstrando sua doçura, tocando Sensei e encantando o próprio leitor. Seu olhar inocente sobre um mundo desconhecido faz da trama algo mais leve e sensível, despertando sentimentos distintos, numa narrativa que já apresenta uma atmosfera sombria em sua essência. É um contraste tão presente, um jogo entre luz e escuridão, existente não só na história, mas entre os personagens e também no traço belíssimo de Nagabe.
O segundo volume de A Menina do Outro Lado, consegue ser ainda mais instigante. A trama fala sobre afeto, amor ao próximo e empatia e por este motivo só encanta. E mesmo que apresente uma realidade fantasiosa, a história levanta discussões e abre uma porta para que o leitor compreenda, de uma forma diferente, temas sociais da nossa própria realidade. Isso é tão incrível!


Não comentei na resenha anterior, mas a tradução foi feita direto do japonês, então se você presa por este cuidado pode agradecer a editora. Espero que A Menina do Outro Lado lhe acolha, da mesma forma que fez comigo. Agora é torcer que a Darkside traga os outros volumes e que isso não demore muito, visto a ansiedade que eu estou sobre os novos rumos da trama.
![]()

- Totsukuni No Shojo
- Autor: Nagabe
- Tradução: Renata Garcia
- Ano: 2019
- Editora: Darkside Books
- Páginas: 176
- Amazon



10 Comentários
Oi
Quero ler mais mangás esse ano e esse parece ser ótimo.
Mistura fantasia com bons elementos e reflexões, como empatia, amor, etc.
Achei fofo!
Não sabia que a Darkside tá fazendo mangás, nossa, deve estar incrível a edição.
bjs
Olá!
Um livro bem instigante. Fiquei bastante curiosa pela trama que traz, uma historia incrível. Não sou muito de ler mangas e tal mas através dessa sua resenha fiquei com muita vontade de ler.
Meu blog:
Tempos Literários
Parece ser uma graça essa história e que faz o leitor pensar sobre os alertas que a historia passa, gosto de todo esse mistério que a trama trás, deixa a leitura mais envolvente e veloz. Achei legal que aparecem mais personagens. Shiva parece que foi muito bem trabalhada, conquistando o leitor muito fácil com sua doçura. As ilustrações estão bem bonitas.
Oiii ❤ Me comoveu a doçura dessa garotinha e saber que o mangá traz temas como empatia e amor ao próximo. Acho muito importante que essas temas sejam abordados, ainda mais por causa da sociedade em que vivemos.
Mangá é um tipo de leitura que cada vez mais vem me encantando. Antes confesso que não tinha muito interesse em ler, mas depois que li o primeiro, esse interesse foi despertado ❤
Gostei que esse é um mangá de fantasia, mas que ao mesmo tempo traz temas pertinentes. Mais uma leitura pra minha lista de leituras ❤
Olá! Adoro mangás, mas ultimamente não estou acompanhando nenhum. Fiquei bem animada ao saber que o segundo volume é ainda mais instigante do que o primeiro. As ilustrações parecem maravilhosas e a DarkSide caprichou na capa! Estou bem curiosa acerca desse universo fantasioso que Nagabe criou, além de querer muito conhecer Shiva e Sensei, que me parecem personagens muito bem construídos <3 A trama é muito fascinante, espero ter a oportunidade de ler ambos os volumes.
Beijos!
Olá! Como não ficar totalmente apaixonada por essa HQ, é muito bom saber que esse segundo volume continua tão intenso quanto o primeiro, e que ainda há muitos mistérios para serem esclarecidos, haja unhas para esperar os próximos lançamentos.
Oi, Joi
Fico feliz em saber que a DarkSide além de fazer uma edição belíssima, teve o cuidado de traduzir do japonês para o português e não deixou seus leitores esperando demais pelo próximo volume.
Acompanhei a resenha do volume 1 e amei, como pode as ilustrações sendo apenas preto e branco trazer tantos detalhes.
O mangá mesmo tendo se expandido com outros personagens ainda tem uma atmosfera sombria e envolvente que deixa o leitor preso até a última página.
Quero ter oportunidade de ler, beijos!
Puxa, o segundo livrinho parece ser ainda mais gostoso que o primeiro! A DakrSide é impecável em suas capas, diagramação. Fica tudo sempre tão lindo!
Me recordo muito bem da resenha do primeiro mangá e apesar de ser um gênero que eu não domine muito, não há como negar que o enredo é fascinante. Esta amizade tão improvável, o carinho, o não poder ser tocado, tudo continua tão presente aqui no segundo livro que chega a emocionar.
As ilustrações continuam perfeitas e com certeza, quero ter a oportunidade de conferir ambos!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel(O Vazio na Flor)
Eu não sou uma leitora que acompanha mangás, normalmente vou em busca de livros mesmo. Acho mangá muito interessante e esse parece muito bom. As ilustrações, as letras parece que tudo faz com que o leitor se prenda na estória. Muito bacana a editora ter traduzido direto do original, isso conta muito, né? Quem sabe se, em algum momento eu quiser ler um mangá não escolha esse somente por causa da sua resenha belíssima.
Oiii ❤ Me comoveu a doçura dessa garotinha e saber que o mangá traz temas como empatia e amor ao próximo. Acho muito importante que essas temas sejam abordados, ainda mais por causa da sociedade em que vivemos.
Mangá é um tipo de leitura que cada vez mais vem me encantando. Antes confesso que não tinha muito interesse em ler, mas depois que li o primeiro, esse interesse foi despertado ❤
Gostei que esse é um mangá de fantasia, mas que ao mesmo tempo traz temas pertinentes. Mais uma leitura pra minha lista de leituras ❤