Quebra de Confiança é o primeiro livro de uma série que conta atualmente com 11 volumes. Neste livro descobriremos que Myron Bolitar que, após agenciar alguns pequenos atletas, agora finalmente, consegue espaço para agenciar Christian Steele, um atleta em ascensão e promessa do futebol americano. Porém, apesar de se encontrar no auge de sua carreira, Christian agora vive um drama pessoal. Já faz um ano e meio que sua noiva, Kathy Culver desapareceu. Poucas pistas foram encontradas no campus da Universidade de Reston e tudo indica que antes de desaparecer, Kathy tenha sofrido algum tipo de agressão sexual.

O fantasma do passado parece voltar para assombrar Christian quando, prestes a assinar o contrato que mudaria sua vida para sempre, ele encontra um anúncio em uma revista de disque-sexo com a foto de Kathy. O circo parece armado quando Adam Culver, pai de Kathy, acaba de ser morto em um assalto bastante suspeito.

É deste ponto que Myron Bolitar precisa partir, enquanto se vira para acalmar dirigentes e empresários interessados no seu atleta, ele também está disposto a descobrir a verdade por trás desses dois mistérios. Será que ele vai conseguir?

Este foi meu primeiro contato com Harlan Coben e fiquei bastante feliz em começar exatamente pelo primeiro volume de uma série tão consagrada do autor. Aqui conheceremos os primeiros passos de Myron como “solucionador” de casos, mas também o conheceremos mais profundamente. Aqui o autor dá um equilíbrio a trama, mesclando as reviravoltas do enredo com a bagagem do personagem, que não surge do nada. Myron Bolitar é um personagem de grande presença e com muita história a contar.

Isso se prova mais profundamente quando Jessica entra na trama. Ela é irmã de Kathy e ambos possuem um passado não resolvido. A reaproximação dos dois quando uma nova pista sobre o paradeiro de Kathy é intensa, o que faz com que, ao mesmo tempo em que acompanhemos um thriller investigativo, também possamos perceber doses de um romantismo tímido na trama. Eu sinceramente não reclamo, eu gostei muito da personalidade de Jessica e com certeza ela contribui muito para o andamento da história.

Aos pouquinhos o autor vai apresentando seus personagens, construindo motivações e os tornando relevantes para o enredo.  O que dificulta nosso trabalho em tentar descobrir o mistério do livro. É impossível não deduzir o que pode ter acontecido com Kathy e o modo como sua foto acabou parando em um anúncio para maiores. É através das pequenas informações que Coben vai soltando ao longo das páginas que o leitor fara seu trabalho estilo Sherlock, criando teorias e todo tipo de explicação! Mas não só suspeito nós encontraremos na obra! Eu sou muito ligada com meus pais e o fato de autor trazer aqui, de certa forma, um drama familiar, fez com que eu me sentisse muito comovida com a relação de dois personagens da trama (não falarei quais para evitar spoilers), o que prova que, mesmo num livro policial, há espaço para se trabalhar temas que envolvem um núcleo familiar também.

A narrativa de Coben se mostrou muito interessante. O autor utiliza-se muito do humor em seus diálogos o que faz com que a leitura também seja divertida, o que minimiza as partes menos fluidas e mais descritivas do livro. Porém o que pode ser um atrativo para uns, para outros pode ser um ponto negativo, pois estes momentos deixam os personagens muito caricatos, principalmente Bolitar que é extremamente sarcástico. Mas vale informar que é um livro que foi escrito em 1995, então, sem dúvidas sua escrita deve ter mudado desde então.

Confira outros livro de Harlan Coben

Em suma, no seu primeiro volume, Harlan Coben nos faz mergulhar na podridão que existe por trás das grandes contratações na indústria dos esportes, assim como na obscuridade da indústria do sexo. Até onde podemos ir pela ganância, pela soberba? Esta e outras questões sobre a natureza humana estarão mais do que presentes em toda série do autor. Isso não é um baita atrativo?

Quebra de Confiança é um bom livro, pode não ser um livro espetacular, mas é um abre alas para uma série em potencial que eu pretendo dar continuidade. Além de estar curiosa pelo próximo caso de Myron Bolitar, estou curiosa para saber mais sobre este personagem tão peculiar.

A Arqueiro acaba de dar uma nova roupagem para todos os livros do autor por aqui. Após uma ampla pesquisa, eles resolveram apostar em capas vibrantes e padronizadas. Eu particularmente adorei e este foi um dos motivos de eu ter mergulhado de cabeça na primeira história do mestre das noites em claro.

  • Deal Breaker
  • Autor: Harlan Coben
  • Tradução: Alves Calado
  • Ano: 2019
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 272
  • Amazon

rela
ciona
dos