The Dark Man é a ilustração de um poema do Stephen King escrito nos primórdios de sua carreira, quando Randall Flagg ainda nem era Randam Flagg. Na faculdade o autor imaginou um homem de preto vagando pelas estradas pedindo carona. A figura nunca saiu de sua cabeça e assim ele acabou virando Flagg, um dos principais personagens da sua conhecida série A Torre Negra.

No poema acompanharemos este homem vagando, que irá percorrer alguns trilhos observando tudo a sua volta. A medida que anda, o poema se torna mais obscuro, até o narrador confessar os mais terríveis crimes. 

O poema foi publicado originalmente em uma revista literária da Universidade de Maine, em 1969, e a edição ilustrada foi lançada em 2013, assinada também por Glenn Chadbourne. E a parceria de ambos começou com Glenn criando as capas de diversos romances de King.

A arte de Glenn é bastante interessante, não é minha preferida, mas há algo diferente no seu estilo. Os “traços” (e me perdoem os críticos de quadrinhos) ordenados numa maestria sem igual, dá o tom necessário para a narrativa, sinistra, preto no branco, permeada por sombras, mistérios e desolação. 

Ainda não li A Torre Negra e não conheço toda a premissa do personagem, mas lendo o pósfacio escrito pelo autor e tradutor da obra, Cesar Bravo, descobri que Flagg é a personificação dos piores instintos do ser humano, o que despertou ainda mais meu interesse quanto ao personagem. 

Conheça A Torre Negra

A Darkside Books fez uma edição que faz jus a obra como um todo, destacando as artes igualmente como o texto. Vale ressaltar que por se tratar de um poema, muito se perde na tradução, mas Cesar faz o melhor para o entendimento. Na minha opinião, a edição pega apenas em não trazer o original ao final. Mas enfim, acredito que leitores desavisados podem se sentir perdidos quanto a leitura se não souberem do background da obra, mas para os fãs, acredito que esta é uma edição digna de se ter na estante ao lado da sua coleção de A Torre Negra.

  • The Dark Man
  • Autor: Stephen King
  • Tradução: Cesar Bravo
  • Ano: 2019
  • Editora: Darkside Books
  • Páginas: 160
  • Amazon

rela
ciona
dos