Eu sou apaixonada pelo Egito Antigo e pela glamourização de suas histórias antigas. As pirâmides me fascinam e a ideia de faraós e tudo que vemos nos filmes que retratam essa época é incrível.  Um dos sonhos da minha vida é entrar em uma pirâmide e andar pelo deserto. Eu sempre gostei muito de ver documentários que mostram o Egito Antigo, mas normalmente eles retratam algo específico ou um período em particular. 

Agora para  minha alegria  e a dos curiosos sobre essa civilização tão antiga, A Planeta Minotauro publicou Os Egípcios, escrito por Isaac Asimov, e que faz parte da coleção História Universal Isaac Asimov,  livro que narra a ascensão, a derrota para o Império Romano, mas também um contexto mais próximo a realidade do país. Um deleite para os apreciadores de história.

Créditos: Planeta de Livros

Asimov apresenta a história da civilização egípcia em ordem cronológica, desde seu início. Fazer a leitura dessa forma é ótima, pois deixou claro para mim a ordem de acontecimentos, pois eu já sabia de muitas histórias envolvendo o povo egípcio, mas não sabia a ordem deles. Parecia tudo na mesma época. Então, sendo assim, o autor dividiu o livro por partes (acontecimentos importantes), assim vamos compreendendo a história do Egito por blocos de acontecimentos. 

A escrita do autor é muito fluida e direta, até porque não há motivo para enrolação. Parece que eu estava lendo um documentário, pois ficava imaginando as coisas conforme ia lendo. Falando nisso, aqui vai minha única crítica: podia ter imagens e fotos que ilustrassem o que estava sendo narrado. Começamos compreendendo o Egito pré-histórico e a importância do rio Nilo para esse povo. Depois eles vão se espalhando e crescendo como civilização. É importante ver como sabemos pouco sobre a história mais antiga do Egito quando o assunto é política, sabemos somente uns 20 nomes de monarcas que lideraram esse Império. Mas foi com os antigos impérios que o Egito começou a prosperar. Assim o autor conta a história até chegarmos a queda do Império e o domínio estrangeiro, até a chegada dos Gregos

A Cleópatra tem uma parte dedicada somente a ela e a sua importância como rainha. Sua relação com Júlio César e Marco Antônio ficou mais clara para mim. Eu fiquei surpresa em ver toda a importância dos acontecimentos e dos lugares para a narrativa bíblica. Muitos dos acontecimentos são, segundo Asimov, citados na bíblia. O último capítulo é um resumo bem rápido dos últimos acontecimentos até quase a atualidade. O foco do livro mesmo está no passado e na grandiosa história dessa civilização. 

Os Egípcios é um livro perfeito para quem gosta de história e para quem quer entender como um povo surge e tem uma história tão incrível, cheia de faraós e coisas grandiosas, como sarcófagos e pirâmides. Eu sei muito mais agora e minha vontade de conhecer o Egito só aumentou. Estou ansiosa pelo próximo livro, para ter uma coleção bem linda e aprender tudo sobre vários povos.

  • The Egyptians
  • Autor: Isaac Asimov
  • Tradução: Luis Reyes Gil
  • Ano: 2021
  • Editora: Minotauro
  • Páginas: 285
  • Amazon

rela
ciona
dos