Como fã de carteirinha de Ilíada e Odisseia, eu sou apaixonada pelos deuses gregos e pela história da Grécia. Sem falar que a Grécia é o berço da civilização ocidental. Nossa cultura, nossa literatura e muitas de nossas crenças e conhecimentos vêm do que os gregos construíram como povo.

A editora Planeta Minotauro está publicando a coleção História Universal Isaac Asimov, com livros que vão apresentar a história de formação das maiores civilizações do mundo. O primeiro volume foi sobre os egípcios. Agora, o segundo volume vai voltar para a Grécia dos tempos micênicos (4.000 A.C)  e vai até a formação da Grécia atual (1964 de nossa era), destacando os principais aspectos dessa cultura que estabeleceu as bases artísticas, filosóficas e políticas do Ocidente.

Asimov segue o padrão e apresenta a história da civilização grega em ordem cronológica, desde seu início. É muito interessante ver como há uma relação da formação deste povo com os Deus gregos. Também tem um capítulo focado nas histórias de Homero e a verdade por trás delas. O autor separa o livro por partes (acontecimentos importantes), e assim vamos compreendendo a história da Grécia por blocos de acontecimentos. 

Há muitos pontos interessantes nesse livro, pois como já falei herdamos muitas coisas dos gregos. Sendo uma das mais legais e importantes os jogos olímpicos. Eu sou apaixonada pelas olimpíadas, então ficar sabendo mais sobre esse evento, como era conduzido e sua importância me deixou muito feliz. Há histórias que narram acontecimentos que deram origem a esportes também, como é o caso da maratona, que está relacionado com uma batalha que acontece em Maratona e com um mensageiro que correu 42 quilômetros. Eu adoro ficar sabendo desse tipo de curiosidade. 

Confira a resenha de Os Egípcios

Não podemos esquecer que a história da Grécia se relaciona com a dos egípcios em determinado momento. Então aqui temos uma visão mais centrada nesse povo e nas principais figuras dessa história. para mim que li Os Egípcios essas informações vieram para reforçar o conhecimento que eu já tinha. Então voltei a ver a Cleópatra, por exemplo. Além disso, tem Roma e sua influência e dominação sobre essas duas civilizações. Não podemos esquecer também que os maiores filósofos e matemáticos são gregos, eles refletiram sobre escrita, arte, matemática, astros, existência humana, a ética e moral, e muitos outros assuntos, assim Asimov apresenta esses nomes e fala sobre a sua importância para a atualidade. 

A escrita do autor é ótima, fluida e direta. Mas é um livro com muitas informações, tipo um guia mesmo. Assim como observei no livro anterior, acho que podia ter imagens e fotos que ilustrassem o que estava sendo apresentado. Começamos compreendendo os primeiros movimentos dos gregos em suas cidades, e compreendendo a importância delas, como Esparta e Atenas. Vemos os conflitos internos e os pontos fortes e fracos de cada uma dessas Pólis. Compreendemos melhor a Macedônia, passamos pelos sucessores de Alexandre e chegamos na Grécia Moderna.

Com o Egito pré-histórico e a importância do rio Nilo para esse povo. Depois eles vão se espalhando e crescendo como civilização. É importante ver como sabemos pouco sobre a história mais antiga do Egito quando o assunto é política, sabemos somente uns 20 nomes de monarcas que lideraram esse Império. Mas foi com os antigos impérios que o Egito começou a prosperar. Assim o autor conta a história até chegarmos a queda do Império e o domínio estrangeiro, até a chegada dos Gregos. 

Asimov escreveu um bom livro sobre “história”. Estou muito satisfeita com esse livros, a coleção está ficando muito interessante e cheia de informações legais. Estou ansiosa pelo próximo livro, quero saber qual será o próximo povo apresentado.

  • The Greeks: A Great Adventure
  • Autor: Isaac Asimov
  • Tradução: Luis Reyes Gil
  • Ano: 2022
  • Editora: Minotauro
  • Páginas: 368
  • Amazon

rela
ciona
dos