Atenção! Esse livro trabalha alguns temas sensíveis, como violência, assédio, obsessão e depressão.

Jamie Lawrence é o garoto de ouro da empresa BWL. O funcionário modelo, dedicado, que fecha todos os negócios, brilhante, assim como seu sorriso fácil, e conversas engraçadinhas que cativa a todos. O sucesso não é somente na vida profissional, na vida pessoal também, casado com uma mulher “troféu”, é o marido ideal, o pai perfeito. Uma fachada muito bem construída para ocultar o verdadeiro boçal que ele é. O homem arrogante, ambicioso, que fez o que achou necessário para chegar ao topo, sem se importar se no processo feriu, humilhou, ou prejudicou alguém. Só que uma hora a conta chega e tem pessoas prontas para colocá-lo em seu devido lugar.

Jill, Nicole e Alex, estão cansadas de ver Jamie se dar bem, elas conhecem seus pecados, crimes e já foram vítimas de suas tramoias. Apesar de trabalharem na mesma empresa, sempre ocuparam cargos diferentes, nunca tiveram motivação para conversar, até aquele momento, reunidas em uma mesa de bar para a despedida de uma funcionária, regadas a álcool e sede por vingança, elas compartilham todo o ódio que tem alimentado pelo homem que tem dificultado suas vidas e juntas elaboram o plano perfeito. É hora de Jamie pagar. Se até ali ninguém teve coragem de enfrentá-lo, elas se unirão contra o sistema e farão justiça com as próprias mãos. O problema é que no dia seguinte, livres da bebedeira, e do momento compartilhado, a vingança já não parece mais o caminho mais assertivo, pelos menos não para duas delas. Para a outra, cada segundo faz seu ódio aumentar e se tiver que seguir sozinha, ela irá.

“As pessoas não dizem que o caos tem um som: um ritmo revolto, estrondoso e intravenoso. E ensurdecedor. Não dizem que, uma vez que você tenha convidado esse ruído branco para a sua vida, não há como desligá-lo.”

No entanto, algo foge completamente do controle; Jamie é encontrado morto. De quem é a culpa? Quem teria levado a vingança a última consequência? À medida que conhecemos mais cada uma das mulheres que foram atingidas ou estiveram envolvidas na vida de Jamie, passamos a ficar mais confusos e desconfiados de todos, certos de que nada é somente o que parece.

Acerto de Contas, é um thriller psicológico cheio de camadas, mais que três mulheres em busca de vingança/justiça, temos uma história permeada por conflitos familiares, profissionais, sociais e pessoais, vamos fazer uma imersão na vida dos personagens e encontrar situações, circunstâncias que em nada são as que inicialmente foram as apresentadas. Vale ressaltar que tudo será exposto a partir de pontos de vistas múltiplos e que nenhum narrador é confiável, já que cada um está apresentando a sua própria ótica sobre os fatos. É muito difícil não se sensibilizar, compreender, temer e se revoltar com os personagens.

Jill é uma mulher forte, uma das fundadoras da BWL, sua carreira sempre foi sua grande paixão, além de seu marido Stan, é uma empresária bem-sucedida, que por muito tempo teve o Jamie como um pupilo, o treinando e enxergando seu grande potencial, mas que agora se sente desconfortável em sua presença, uma vez que sempre que pode Jamie a menospreza, insinua que sua idade é um fator limitante no exercício de suas funções, sempre a deixando em situações estranhas junto ao conselho e clientes. E todos esses problemas somados ao fato de nunca ter tido filhos, e ainda precisar encarar a doença cruel do marido, que exige mais do seu tempo, e que ela reveze trabalho, hospital e cuidados. Dando ao Jamie a desculpa perfeita para tomar mais espaço e tentar colocá-la para fora.

Nicole, uma mulher muito bonita, profissional dedicada à sua carreira, focada, provedora de sua família, deixando a cargo do marido os cuidados da filha e do lar, e com isso ter que lidar com o olhar julgados da sociedade, e também com seus próprios conflitos em decorrência das suas escolhas, se questionando se é uma boa mãe, uma boa esposa, se precisa fazer as coisas de forma diferente? E ainda ter que encarar diariamente o que homem que a assediou; Era só uma brincadeira, um flerte inofensivo, só que as coisas se intensificaram.

Alex, ela que um dia foi a funcionária exemplar, talvez a mais dedicada de todas, sempre um passo à frente das necessidades de seu chefe, e que acaba se tornando vítima de uma rasteira, de um ato de tamanho mau-caratismo capaz de manchar todo seu histórico profissional, ela foi usada até o momento em que engravidou, precisou sair de licença a maternidade e então… ser mandada embora, ridicularizada, carregando uma culpa que não era sua. Com uma filha recém-nascida para sustentar, um empréstimo para pagar, problemas com os pais, completamente sozinha. Elas querem ver Jamie pagar.

“(…) aquele “nós” era de alguma forma a mais agradável. Nada une mais as pessoas, ela pensou ironicamente, do que o ódio.”

Três mulheres completamente diferentes, fisicamente e em suas personalidades, unidas pelo ambiente de trabalho e o ódio que partilham. O plano perfeito, o medo, o desastre. Teriam ido longe demais? Qual delas é a culpada pela morte de Jamie? Ou será que não foi nenhuma delas?

Eu gostei muito da leitura, o enredo é bem desenvolvido, alternando os pontos de vistas e o tempo – passado e presente -, como já mencionei é uma história que vai revelando suas muitas camadas. Abordando assuntos sérios como assédio no ambiente de trabalho, a idade como um fator limitante principalmente se tratando de mulheres, maternidade, a carreira versos a família, o papel que é atribuído a mulher, alienação parental, violência doméstica, abuso psicológico, obsessão, o prejudicar, enganar o próximo a favor de si mesmo e muito mais.

O livro também faz o favor de escancarar um pouco das nossas próprias hipocrisias. Tem reviravoltas, surpresas e um suspense que deixa o leitor agoniado e preso a cada página, não somente pelo crime – a morte do Jamie -, como também por tudo que cerca a vida dessas mulheres. Fica aqui essa indicação de leitura, lembrando do alerta de gatilhos. Até a próxima! Bye.

  • Payday
  • Autor: Celia Walden
  • Tradução: Giu Alonso
  • Ano: 2022
  • Editora: Trama
  • Páginas: 320
  • Amazon

rela
ciona
dos