Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado é um clássico do terror, que deu origem a um dos maiores sucessos do cinema slasher.

Na trama descobriremos que depois de uma festa, quatro adolescentes atropelam acidentalmente um garoto de dez anos. Todos decidem manter o acidente em segredo, devido ao medo de enfrentar as consequências dos seus atos. Porém, tal decisão, mudaria completamente a vida deles. O fantasma da culpa os assombra constantemente, porém se fosse só isso, parecia ser um problema fácil de ignorar, mas no ano seguinte uma das adolescentes envolvidas no acidente recebe um bilhete anônimo. No bilhete dizia: eu sei o que vocês fizeram no verão passado.

Escrito originalmente em 1973, Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado de Louis Duncan, é o pai das histórias de terror slasher, um subgênero de histórias de terror, que ganhou mais notoriedades através dos filmes, onde assassinos psicopatas perseguem suas vítimas. O enredo é cheio de reviravoltas em um cenário típico dos adolescentes americanos.

Em minha adolescência tive contato com diversos filmes desse gênero, como Pânico, Halloween, Jason e O Massacre da Serra Elétrica. Sem dúvidas, esses longas foram um marco nos cinemas que atraem ainda hoje milhares de espectadores para os cinemas. A adaptação de Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado foi lançado em 1997, estreando um elenco com figuras como Sarah Michelle Gellar e Ryan Phillipe. O filme traz algumas alterações interessantes, como o uso de uma lenda urbana para complementar a trama, chamada The Hookman.

O filme tem o roteiro assinado por Kevin Williamson, mesmo escritor de Pânico, lançado um ano antes e que obteve bastante sucesso. Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado ganhou posteriormente duas sequências, Eu Ainda Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (1998) e Eu Sempre Vou Saber o Que Vocês Fizeram no Verão Passado (2006) que não chega a ser uma adaptação direta do segundo volume. Em 2021 a Amazon Prime lançou uma série de TV com uma visão moderna do romance original e da adaptação 1997, mas não foi renovada após a primeira temporada.

A experiência de leitura, depois de todos esses anos conhecendo apenas a adaptação do livro, foi um tanto quanto interessante. A primeira coisa que notei foi a mudança da vítima dos quatro adolescentes. Na minha opinião, no livro o peso do ato desses adolescentes se torna ainda mais pesado quando a vítima passa a ser uma criança. E mesmo que eu já tenha um certo gabarito para este tipo de enredo, eu fiquei feliz com o desfecho da leitura. Eu sei… feliz parece ser algo estranho de se dizer, mas ele demonstrou toda a essência necessária para esse tipo de enredo, que consegue surpreender mesmo que você consiga sacar a identidade do assassino em determinado momento.

As personalidades dos personagens também foi um ponto de atenção. Em relação ao filme, os personagens do livro trazem um tom de manipulação maior para a trama, revelando constantemente as consequências e vantagens que cada um pode obter caso o segredo deles venha à tona.

Leia mais sobre Por Um Corredor Escuro

Esse é um thriller mais voltado para o público juvenil, mesma idade que a dos personagens, há romance, traição e tudo que uma boa trama tem direito. Porém se puder lhe dar uma dica, vá com as expectativas baixas em relação a leitura, estamos falando sobre um livro escrito em 1973 e muito outras histórias já beberam desta fonte, fazendo com que Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado não seja mais uma novidade, mas com certeza um clássico que merece ser respeitado e conhecido.

O livro é bem curto então é perfeito para novos leitores do gênero. A narrativa é muito objetiva e Lois Duncan entrega o enredo sem deixar pontas soltas em suas 190 páginas. É um bom passatempo.

  • I Know What You Did Last Summer
  • Autor: Lois Duncan
  • Tradução: Pedro Sette-Câmara
  • Ano: 2022
  • Editora: Planeta de Livros
  • Páginas: 192
  • Amazon

rela
ciona
dos