Todo ano, no mês de outubro, eu trago dicas de contos aqui para vocês. Contudo, ao ver que nos dois anos praticamente todos os contos eram escritos por homens, neste ano resolvi trazer dicas voltadas para as autoras mulheres. Resolvi trazer coletâneas, pois como sabemos, muitas autoras talentosas tiveram seus textos deixados de lado pelo simples fato de serem mulheres. Assim, através dessas coletâneas conhecemos muitas contistas incríveis.

Sempre é bom lembrar que o conto é uma história curta e concisa, com apenas um núcleo de ação (espaço geralmente limitado a um ambiente, tempo determinado, normalmente narrado de forma linear, e número restrito de personagens). Por isso o conto tem a missão de envolver os leitores logo no começo de sua narrativa, pois o desfecho da história chega em poucas páginas. A maioria dos autores tem contos publicados, pois sua escrita é um ótimo exercício para trabalhar de forma rápida os elementos da narrativa.

Os melhores contos de terror para você ler

Eu sei que muitas pessoas não gostam de ler contos, pois a história acaba rápido e muitas vezes acham que não há profundidade nos personagens. Mas eu defendo os contos, por achar que um conto bem escrito consegue envolver o leitor com o pouco que apresenta. Já li muitos contos nos quais fiquei tão imersa e envolvida na leitura que parecia que eu conhecia aqueles personagens há muito tempo.

É exatamente por isso que eu gosto tanto de contos de horror. Como o objetivo deles, em sua maioria, gira em torno das facetas do medo, a meu ver, os sentimentos são mais intensos. Eles acabam tocando em feridas que temos de forma rápida e significativa.


VITORIANAS MACABRAS

Organizada em parceria com Marcia Heloisa e publicada em 2020, essa coletânea apresenta treze histórias. A ideia aqui era trazer nomes de “mulheres ilustres que prestaram uma contribuição formidável à literatura”. Eu gosto muito desse livro, pois foi através dessa leitura que eu conheci muitas autoras novas e acabei procurando saber mais sobre elas. Outro ponto positivo é o fato de o medo ser explorado de diferentes maneiras pelas autoras, há um terror mais escrachado, mas em sua maioria, os contos trabalham mais na mente das personagens. Gosto bastante também dos contos que são focados em terror sobrenatural envolvendo casas, um dos pontos mais explorados na época vitoriana.

MAIS MORTAIS QUE OS HOMENS

Organizada por Graeme Davis e publicada em 2021, essa coletânea apresenta 26 contos. A ideia é apresentar diversas grandes escritoras do século 19. Outro livro que eu gostei muito de ler, pois também apresenta o terror e em suas diferentes facetas, encontramos fantasmas “reais” e fantasmas do passado. A antologia conta também com o famoso conto O Papel de Parede Amarelo, de Charlotte Perkins Gilman. Considerado um texto precursor da literatura feminista americana, ilustrando, através da protagonista que está com depressão, atitudes do século XIX em relação à saúde mental e física da mulher.

O GRANDE LIVRO DOS VAMPIROS

A Pipoca e Nanquim publicou em 2021, uma antologia de contos centrada em histórias de “vampiros”. Stephen Jones apresenta 35 contos “criados por algumas das maiores escritoras de ficção sobrenatural, que ajudaram a consolidar o gênero do horror como uma tradição literária, iniciada no século 19 e que perdura até os dias de hoje”. Neste livro, vamos ter muitas histórias que pegam o mito do vampiro e reinterpretam ele, usando diversos elementos que deixam cada conto especial. Seja de suspense, seja de aventura, essas narrativas falam muito sobre comportamentos humanos. Quando o assunto é vampiro não podemos esquecer de Anne Rice, então ela também tem um lugar nesta edição.



DICA EXTRA

Júlia Lopes de Almeida foi uma importante escritora brasileira. Ela faleceu em 1934 e deixou muitos textos. Além disso, foi a única mulher entre os idealizadores da Academia Brasileira de Letras, apesar de ter sido impedida de ocupar uma cadeira nessa instituição. Em 2019, a Darkside Books lançou a antologia Medo Imortal, uma coletânea de contos de horror dos principais autores da literatura brasileira. A editora aproveitou e trouxe, neste volume, seis contos da autora, que compõem seu livro de contos, Ânsia Eterna. Os contos são ótimos, mas meu preferido é “Os Porcos”.

rela
ciona
dos