Um dos casos criminais mais falados nos veículos de mídia nos últimos anos, uma parlamentar, a mãe de 55 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, pastora e cantora evangélica, acaba sendo acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido, que em algum momento da vida tinha sido seu genro.

Uma trama enlouquecedora, digna de filme de Hollywood, mas que foi muito real e revelou uma construção familiar e política, quase, inacreditável. É em cima desta história que a jornalista Vera Araújo constrói O Plano Flordelis, o melhor livro de true crime nacional, focado em apenas um crime, que eu li nos últimos anos.

O livro começa com uma árvore genealógica da família de Flordelis, porque seria impossível entender tudo que há envolvido nesta história sem saber o lugar de cada um dos seus 55 filhos. Alguns biológicos, muitos adotados e a maioria destes sequer registrados formalmente. Porque está mulher precisava de tantas pessoas? O que ela ganhava se auto intitulando mãe de tantos? Tudo isto é contado com maestria por Vera.

A jornalista constrói um desenvolvimento literário perfeito para contar a história, começando com a vida dos pais de Flordelis, falando de onde vieram, como era a relação deles com a filha e como eles se estabeleceram na favela do Jacarezinho, vendo primeiro a mãe dela se tornar importante na comunidade e depois a filha ganhar fama por sua voz dentro das igrejas da região.

A obra é incrível, tem muitos detalhes sobre a acusada, contando as minúcias da construção desta família pra lá de peculiar, alguns filhos acabam se tornando personagens também, já que participaram ativamente do crime, até mesmo como executores. Vera também dá a explicação para o crime, mostrando o que a, então, Deputada Federal ganharia com aquele crime e quais poderiam ter sido suas motivações para orquestrá-lo.

É claro que não poderia ficar de fora toda a trama política em que ela se envolveu, desde a tentativa de eleições passadas até a cassação do seu mandato. As investigações também são bem explicadas, bem como os argumentos da defesa de Flordelis e a sua explicação para que os filhos tivessem cometido aquele crime sem que ela tivesse qualquer tipo de ligação.

Se você gosta de crimes reais não pode deixar de conhecer O Plano Flordelis, é sem dúvida o melhor relato sobre o caso, fiel aos fatos, faz uma obra única sobre um caso sem precedentes, cheio de nuances e com curiosidades impensáveis, o crime é apenas mais um detalhe dentro de uma teia muito bem amarrada pelos seus participantes, não tão bem elaborado né, já que todos acabaram atrás das grades.

Saiba mais sobre o livro Mataram Marielle

Vera Araújo é jornalista do “O Globo” e O Plano Flordelis não é seu primeiro livro de true crime sobre um assassinato que marcou nosso país, ela também foi responsável pelo livro sobre o caso Marielle, Mataram Marielle, do qual eu já tinha gostado e que também é um crime que envolve política e que ocorreu no estado do Rio de Janeiro. Ela é experiente e dá pra ver uma bela evolução na sua narrativa, que já tinha sido muito boa no primeiro livro, mas que agora ganha uma perfeição digna de roteiro de série, cinema ou podcast. Sua obra é muito boa e fãs de livros sobre crimes reais não podem deixar de lê-la.

  • O Plano Flordelis
  • Autor: Vera Araújo
  • Tradução: -
  • Ano: 2022
  • Editora: Intrínseca
  • Páginas: 296
  • Amazon

rela
ciona
dos