Falar de Light Shop é tão difícil. Terminei esse drama há 2 meses e ainda não sei bem o que dizer sobre um drama tão cheio de reflexões e intenso.
O primeiro episódio tem uma vibe trevosa e tensa com um homem descendo do ônibus e encontrando uma mulher com uma mala aguardando por ele. Essa cena repete-se várias vezes, e em cada vez ele tendo uma percepção diferente do acontecido, enquanto ela aguarda que seja lembrada. Sendo bem sincera, achei esse 1° episódio bem lento, mas isso não é algo desconhecido, pois quem assiste drama já deve estar acostumado e dar seu tempo para que o roteirista cresça a história. É o caso de “Light Shop – Entre a Vida e a Morte“, dê tempo para o drama crescer em você e te emocionar.

Em apenas 8 episódios, o drama conseguiu apresentar histórias bem estruturadas e com um ritmo intenso. Foram 12 personagens únicos e relacionáveis. Uma boa parte do núcleo se fecha, mas também há perguntas que ficam, e nem acredito que fica aberto, mas sim reflexões do que o telespectador acredita que aconteceu com determinados personagens. Fica apenas a nossa reflexão sobre nossas vidas, experiências e ideiais. Uma amiga que viu de tanto que falei achou que merecia uma nova temporada. No entanto, eu não acho necessário.
A cultura de vida e morte dentro da cultura asiática é algo que não me canso de vê-los abordando, e diferente de outros dramas em que vemos algo superficial sobre isso, aqui há um cuidado em mostrar o culto de 3 dias do sepultamento. O cuidado após a morte com o corpo e com a alma. Afinal, é para isso que a Light Shop existe. Aquela loja super iluminada com lâmpadas em um longo beco escuro é a fronteira entre a vida e a morte, e o lojista é o guia para a alma.
O lojista, Won Yeong é um homem enigmático e misterioso. Ele cuida sozinho da loja e das pessoas que entram ali, mas não sabem bem o motivo. Cada pessoa ali revela um nova história, afinal, é sobre isso que a loja existe. Há vidas ali, há histórias de vida, morte e uma escolha.
As pessoas que precisam encontrar seu caminho para vida ou para a morte encontram a loja e assim entendem o que farão sua escolha. Elas são um fantasma na vida após a morte, sendo vistas apenas por pessoas que não estão dispostas a seguir em frente e aceitar a morte. Essa é a função do lojista: ajudar os mortos a seguir em frente para a morte, ou os vivos a acordar.
Aqueles que decidem não esquecer suas memórias de experiências de quase morte podem se tornar ajudantes no mundo dos vivos – lidando com fantasmas como Yang Sung Sik ou guiando as almas perdidas como Kwon Yeong Ji.
Com uma exploração profunda e enriquecedora do significado da vida, vontade de sobreviver, profundidade das conexões e consequências das escolhas, “Light Shop” se tornou não só favorito, mas também um drama favorito que está disponível na Star+ dentro do catálogo da Disney+. Indico muito porque me fez chorar igual uma condenada com a história do lojista Won Yeong que pode parecer apenas um figurante, mas ganha um expoente em diversos momentos no enredo.

Na minha visão, esse drama se divide claramente em duas fases: os quatro primeiros episódios têm um ritmo mais lento, dedicados à apresentação do extenso elenco, e, em alguns momentos, é difícil compreender exatamente o que está acontecendo. Já os quatro episódios finais conduzem o espectador com firmeza rumo a uma revelação intensa e arrebatadora.
Não é à toa que ele está com um notão no MDL (My Drama List). Merece muito o título de um dos melhores dramas de 2024, pois tem um elenco escolhido a dedo. Aliás, só fui ver por conta do Ji Hoon e encontrei atores maravilhosos que gosto muito, como o caso da Park Bo Young, Uhm Tae Goo e Shin Eun Soo.
Vale ressaltar que o roteirista Kang Full é o responsável por Moving, um drama badaladíssimo de 2023 e logo logo teremos uma segunda temporada. Ele é ótimo no que fez e vou ficar de olho em seus próximos trabalhos. Quem também fez um trabalho lindo foi o diretor Kim Hae Won, que nos presenteou com uma fotografia belíssima que dá vida ao roteiro e atores maravilhosos.
Quero rever muito em breve, porque Light Shop é um drama sul-coreano muito humano envelopado por um cenário de terror com mistério e tragédia.

- Light Shop
- Lançamento: 2024
- Criado por: Kang Full
- Com: Ju Ji Hoon, Park Bo Young, Kim Seol Hyun e outros
- Gênero: Mistério, sobrenatural
- Duração: 8 episódios, 51 minutos