Resenha: Clube da Luta

Título Original: Fight Club
Autor: Chuck Palahniuk
Ano: 1996
Editora: LeYa
Páginas: 270
Compre aqui

Olá pessoal, tudo bem com vocês? A primeira coisa que eu preciso dizer, antes de começar essa resenha é: promessa é dívida! Isso mesmo, há algum tempo atrás, durante, ou melhor, na resenha de Condenada, que vocês podem conferir clicando aqui, eu disse que em breve voltaria com a resenha do tão famoso e loucamente criativo Clube da Luta. E como eu sou uma pessoa que tende a seguir uma das frases mais conhecidas da casa Lannister, eu sempre pago minhas dívidas!

Outra coisa que eu preciso contar para vocês é que, é muito difícil, ou melhor, foi muito difícil para mim, colocar todos os pensamentos em ordem e escrever essa resenha. Não porque o livro seja muito complexo, mas porque se trata de um livro, uma história e um autor que eu gosto muito, e quanto mais gostamos de algo, mais difícil fica escrever e explicar algo sobre ele. Toda vez que eu tirava algum detalhe, algum elemento ou opinião, eu sentia que não estava sendo justa o suficiente com o livro, por isso eu tive que refazer essa resenha umas cinco vezes, até ficar tudo do jeitinho que eu queria, e de uma forma que eu considerei como sendo a melhor maneira de chamar ainda mais a atenção de vocês!

Mas vamos parar de conversa e vamos começar essa resenha, não é mesmo? Querem saber qual é a primeira coisa que vocês precisam saber sobre o livro?! A primeira coisa que vocês precisão ter em mente quando falamos de Clube da Luta é a seguinte:

“A primeira regra do Clube da Luta é que você não fala sobre o Clube da Luta.”


Clube da Luta é narrado por "qualquer pessoa", pode ter sido narrado por mim, ou por você, quem  é que vai saber? A verdade é que ninguém realmente sabe o nome do personagem principal, bom, talvez a única pessoa que saiba o verdadeiro nome do personagem principal é o Chuck. Mas porque não sabemos o nome do nosso querido personagem principal e narrador dessa história? Porque ele nunca diz o seu nome verdadeiro para ninguém. Mas eu decidi uma coisa, para não haver confusão nós vamos chamar nosso personagem principal de narrador.

Então já conseguimos um nome, mas o que o narrador faz? Fácil. Ele trabalha, trabalha e trabalha, e vai para casa e tenta dormir, mas não consegue, ele sofre de insônia. Ele trabalha em uma empresa que lida com recall de automóveis, por isso ele está sempre viajando de avião. Um dia ele acorda em São Francisco; acorda em Nova Iorque; acorda em Dallas e por ai vai. Sua vida, se é que podemos chamar assim, está baseada no seu trabalho no escritório da empresa; em suas viagens de trabalho; em seus momentos em casa pensando em qual novo móvel ele deve comprar e em nunca conseguir dormir.

“A segunda regra do Clube da Luta é que você não fala sobre o Clube da Luta.”

Mas você deve estar se perguntando: mas o narrador nunca dorme? Bom... Acontece que ele descobriu um jeito, um método eficaz de fazê-lo dormir. Depois que ele começou a participar de grupos de apoio para pessoas com câncer; parasitas no cérebro, entre outras doenças, nosso narrador se viu "curado", finalmente, após tanto tempo, ele podia dormir! Até o momento em que Marla apareceu...


Pobre narrador, sua insônia volta com tudo após o aparecimento de Marla. Ela começou a ir em todos os grupos dos quais ele participava. Aquilo não poderia ser pior, ele não podia mais dormir, sua insônia tinha voltado para ficar, não podia se dedicar aos grupos de apoio da forma como fazia antes, não com a presença de Marla, aquela falsa. Falsa, falsa, falsa... Mas é então, junto com a volta de sua fiel companheira insônia, que ele conhece, em uma de suas viagens de trabalho, ninguém mais, ninguém menos, do que Tyler Durden. E mais tarde, após seu apartamento misteriosamente ir para os ares, literalmente, ele pede socorro a Tyler e, em apenas uma noite consegue um novo teto sobre sua cabeça, um novo amiguinho e de quebra os dois criam o Clube da Luta.

“Esta é a terceira regra do Clube da Luta, quando alguém diz “pare” ou fica desacordado, mesmo que esteja fingindo, a luta acaba.”

Essa é a premissa básica do livro, mas não se enganem, existe muito mais do que um simples bando de homens reunidos para lutarem uns com os outros. A história começa, e fica muito mais interessante do que já era antes, quando nossos amigos Tyler e o Narrador formam o Clube da Luta. A trama da história é interessantíssima, e o final é como um soco na sua cara, em um momento você está no controle da situação e acredita ter decifrado o mistério, mas então: kabum, você é surpreendido por uma onda de violência e inteligência! Para vocês terem uma noção, nós temos até um triângulo amoroso nesta história! Ou melhor... Quase isso!


O livro é recheado de informações interessantes, e outras um pouco esquisitas. Nós aprendemos a fazer sabão, a fazer bombas, aprendemos um pouco sobre como funciona o sistema de recall de carros, que é, no mínimo, inseguro. Aprendemos até um pouco de psicologia! Isso mesmo, tudo isso você pode encontrar em um único livro, escrito pelo criativo Chuck!

“Apenas duas pessoas lutando. Apenas uma luta por vez. Eles lutam sem camisa e sem sapatos. As lutas duram o quanto tiverem que durar.”

Eu não recomendo isso para os mais impressionáveis, mas para vocês que tem interesse em histórias, eu tenho uma história para vocês, quem sabe alguém não resolve fazer o mesmo! Bom, primeiro eu tenho que explicar melhor, para vocês terem uma noção eu li o livro em praticamente um dia. Isso contando o tempo de duração da minha viagem, com conexão e tudo, de ida e de volta de avião. Enquanto eu lia as partes em que o Narrador almeja que o avião caia, exploda, entre outras coisas belas e maravilhosas, eu estava sobrevoando: Londrina; Curitiba; São Paulo; Brasília. Quer ter uma experiência perfeita com esse livro? Leia ele enquanto voa de avião! rsrsrs

Para aqueles que pretendem fazer a leitura no conforto e segurança que somente o plano do solo oferece, eu também super recomento esse livro. Ele é de fácil leitura, é um livro rápido de ler, quando você é fisgado, como foi o meu caso, não consegue parar até terminar livro. O Chuck tem uma criatividade e capacidade incrível de inserir pequenas curiosidades na história do livro, além é claro, de criar aquelas situações bizarras e loucas que só ele e sua mente borbulhante poderiam criar!


Clube da Luta é um livro ótimo, bem escrito, com uma história interessante e personagens que te marcam. É aquele livro que todo mundo deveria ler, é o livro que vai te mostrar se você vai gostar da escrita do Chuck e querer devorar todos os livros do autor!

32 comentários

  1. Oi Ryoko, tudo joia?
    Comprei esse livro nesse final de semana, estava super barato, e já havia ouvido falar super bem dele, acabei vendo o filme, e sua resenha só me fez ficar mais curiosa ainda para ler, e pelo que vi você gostou bastante, e pelo que vi o dinheiro foi bem investido rs',

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joi, tudo bem ???
      Se você gostou do filme tenho certeza de que irá curtir o livro, tenho certeza de vai gostar do livro !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  2. Olha eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas achei tudo que você abordou do livro bastante interessante. Só não sei se o pegaria para ler nesse momento, pois estou na minha fase de LOVE sabe? Mas vou seguir sua dica de leitura, até porque já já tá todo mundo falando dele rs

    Outra coisa, gostaria de te fazer um convite amiga
    Gostaria de ser parceira do meu blog I LOVE MY BOOKS? Se quiser me dá um toque para eu te linkar e também fique a vontade para pegar o meu link-me. Ficarei feliz se vc aceitar, porque sempre tenho visitado o seu cantinho e na verdade eu gosto bastante daqui =]

    Se cuida e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana, tudo bem contigo ???
      Fico muito feliz de saber que se interessou pelo livro. Eu sei bem como é estar em uma fase de livros de um gênero em específico, eu também já passei por isso, só que no meu caso foi com os livros do Chuck, rsrsrs, mas espero que quando você tiver uma chance consiga ler o Clube da Luta, tenho certeza de que vai gostar !!!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Tenho esse livro há um certo tempo, porém quando comprei não sabia de tantas informações. Adorei!! Já estou com bastante vontade de lê-lo.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem contigo ???
      Espero que goste da leitura, eu recomendo !!! :D

      Beijinhos

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Eu já vi esse livro várias vezes na promoção, mas não criei expectativas nem tive vontade de comprá-lo, pois não faz parte dos tipos de livros que costumo ler. Acho qté que estou com medo de sair da minha zona de conforto, rs. Mas, só ouço elogios em relação a ele, que sabe um dia...
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, tudo ótimo e contigo???
      Esse livro é bem diferente de vários livros que eu já li, por isso entendo você, as vezes a gente fica na dúvida se sai da zona de conforto ou não ... Mas caso você queira alguma coisa diferente para ler ele é uma ótima pedida !!!

      Beijinhos

      Excluir
  5. Já ta quebrando a primeira regra, não fale do clube da luta!

    Adoro esse livro

    Está tendo sorteio de 1 ano do blog, ainda não está participando? Corre lá!
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Telemaco, tudo bem contigo ???
      Hahaha, é muito difícil ficar sem quebrar a primeira e a segunda regra né, mas é por uma boa causa !!! :D

      Beijinhos

      Excluir
  6. Oi Ryoko, já ouvi falarem muito sobre esse livro, e só resenhas positivas até agora. Tenho certeza que é um livro incrível e tenho muita curiosidade em conhecer mais da história!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kétrin, tudo bem ???
      O livro é muito bom mesmo, fico feliz de saber que se interessou por ele. Espero que goste da leitura !!!

      Beijinhos

      Excluir
  7. Oi Ryokobel,
    Vi o filme há mto tempo e sempre tive vontade de conferir como seria o livro, porém, tem um certo receio de que o livro perca a graça visto que já sei como vai ser o desenrolar.
    Acho engraçado que esse autor é do tipo "ame ou odeie", pq geralmente vejo opiniões bem divididas, quem gosta quer ler tds os livros dele, quem n gosta nunca mais quer ouvir falar.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, tudo bem ???
      Eu entendo muito bem o seu receio, ainda mais que no caso deste filme eles foram bem fiéis ao livro, por isso pouco coisa mudou. Mas acredito que mesmo assim vale a pena conferir o livro, sempre tem alguma coisa que muda, ou algum detalhe que não foi demonstrado no filme que compensa rever a história !!!
      Você falou tudo sobre o autor, ele é exatamente isso, ou você gosta ou nunca mais quer ler nada dele, no meu caso é o ame, rsrsrs

      Beijinhos

      Excluir
  8. E como é que eu não li esse livro ainda??

    Já leu Snuff??? Bom também e tem essa pegada toda de violência e um final assim... Kabum!!!

    Amei a resenha!!! Preciso ler este livro ainda este ano ♥

    Bjksssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, tudo bem ???
      Não acredito que você já leu Snuff mas ainda não leu Clube da Luta, rsrsrs, você precisa ler, é muito bom, conselho de uma pessoa que adora o Chuck !!! :D
      Confesso que o Snuff é um dos poucos livros do Chuck que ainda não me chamaram muito a atenção, esse ano eu pretendo ler Sobrevivente, você já leu ???

      Beijinhos

      Excluir
  9. Oiee ^^
    Eu me senti uma criança ignorante quando li esse livro kkkk' não entendi muita coisa e acabei me confundindo toda, demorei para ler e não curti o final *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh, tudo bem contigo ???
      Que pena que sua experiencia com o livro foi confusa, mas eu admito que algumas partes da história me deixaram um pouco perdida também, no meu caso tive que pensar um pouco para conseguir entender bem o que aconteceu, rsrsrsr

      Beijinhos

      Excluir
  10. Geeeeeente, esse livro, amo/sou . Lembro que logo que vi o filme, fui logo correndo pra comprar o livro.
    Ótima resenha <3
    Beijos, Carol
    Girl from Oz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, tudo bem ???
      Fico muito feliz de saber que gostou da resenha, e mais ainda de saber que já leu o livro e gostou !!! *-*

      Beijinhos

      Excluir
  11. Oi Ryoko!!

    Muito legal, leu mesmo Clube da Luta, lembro da sua promessa na outra resenha do autor hahaha. Esse livro parece maravilhoso, muita gente recomenda, dizem que é um livro que todos deveriam ler, e você também afirmou isso.
    Já tive várias oportunidades de compra-lo mas fui deixando pra depois e tal. Agora com sua resenha megaaaa empolgante preciso comprar e ler logo!! Me sinto envergonhada por não ter lido nada dele ainda!

    Nem preciso dizer que a resenha está otima ne? está mesmo!

    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caah, tudo bem contigo ???
      Nossa você lembrava da minha promessa, rsrs, fiquei feliz de saber que lembrava, demorou mais chegou, rsrsrs
      Menina você precisa ler esse livro, é muito bom, eu recomendo pra todo mundo, é ótimo para dar aquela mudança de ares sabe, ler alguma coisa diferente !!! Espero que em breve você consiga ler !!!

      Beijinhos

      Excluir
  12. Oie ><
    Eu fiquei um pouco confusa com a historia do livro,mas acho que vou gostar dele,amei sua resenha!
    Beijinhos da Brubs
    Cantinho da Bruna
    @cantinhodabruna




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, tudo bem contigo ???
      Fico muito feliz de saber que gostou da resenha !!!
      A história do livro é um pouquinho confusa, mas depois de um tempinho lendo você vai compreendendo tudo !!! :D

      Beijinhos

      Excluir
  13. Sempre tive curiosidade de ler esse livro, mas nunca soube realmente sobre o que era. (Sabia do clube da luta e só). Agora fiquei muito interessada em ler esse livro, como você disse, não é só um grupo de caras se batendo. hahaha
    E quero assistir o filme também!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem ???
      Eu super recomendo a leitura, vale muito a pena. Pelo menos para mim a experiencia foi ótima !!!
      Espero que consiga uma oportunidade para ler o livro !!!

      Beijinhos

      Excluir
  14. Olá!!
    Eu quase comprei esse livro na BF, mas como não tinha nenhuma referência dele eu o deixei de lado e após ler sua resenha percebi que isso foi um erro, visto que o livro parece ser tão bom!!
    Adorei seu blog ^^
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, tudo bem ???
      O livro é muito bom mesmo, eu recomendo ele para todo mundo. Mas ele é daquele tipo de livro que ou você adora ou você odeia sabe, então só lendo para descobrir, rsrsrs

      Beijinhos

      Excluir
  15. Chuck Palahniuk <3 Só ele para escrever de uma forma que até o bizarro seja um crítica social! Super recomendo também! Beijos :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tici, tudo bem ???
      Chuck é muito bom né !!! Eu adoro os livros dele, gosto muito do fato de que ele consegue unir crítica social, ironia, elementos bizarros e uma boa história, tudo em um só livro !!! ^^

      Beijinhos

      Excluir
  16. Alguém que me entenda heheheh Eu quando adoro um livro é quando não sei o que escrever e por vezes acabo por nem fazer a resenha, mas depois penso como é absurdo os melhores livros serem aqueles que não tme resenha no blog, então lá vou eu tentar escrever um pouquinho daquilo que eu sinto. Nunca tinha ouvido falar desse livro ainda (ele não foi lançado cá em Portugal) mas eu acho que seria algo que eu gostaria :)~
    Segui o seu cantinho <3 achei lindo
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem ???
      Menina você é de Portugal ?! Eu tenho uma amiga que mora por ai sabia, o pais parece ser muito lindo !!!
      Você tem que tentar encontrar esse livro por ai, eu acho que ele deve ter sido lançado, pois ele não é um livro muito novo, espero que consiga encontrar !!!

      Beijinhos

      Excluir