Quando na capa, o nome da autora vem com um melhor destaque do que o nome do livro, é sábio interpretar que ela saiba o que está fazendo. E eu acertei. Como minha primeira experiência com a autora pude entender o porquê de Sarah Dessen ser tão querida pelos fãs de YA. Eu a conhecia de nome, e sempre tive em minha lista de desejados um ou dois livros de sua autoria, mas nada que me forçasse a leitura, até o dia em que tive a oportunidade de conhecer seu novo livro.
Nada melhor do que começar o ano com um livro que nos passe uma bela mensagem, então é assim, que apresento para vocês Os Bons Segredos lançado pela Seguinte. O livro falará sobre o amadurecimento em si. O amadurecimento de personagens, de uma família e de carácter. Eu poderia resumir toda a história assim, mas seria totalmente injusta, portanto, vamos por partes.
A família de Sidney mudou. Mudou depois que seu irmão mais velho, Peyton, foi preso ao dirigir embriagado e atropelar um estudante. Sidney que sempre viveu na sombra do irmão favorito, agora vive praticamente invisível. Ela parece ser a única a enxergar a culpa no irmão, enquanto seus pais só querem saber da liberdade do filho e para isso não medem esforços.

Afim de fugir de tudo isso, afim de não bater mais de frente com sua família, por ter outros ideais, Sid resolve mudar de escola, um lugar onde ela não seria mais “a irmã do cara que foi preso”. Em uma nova escola pública Sidney conhece Layla e respectivamente os Chatham. Uma família totalmente diferente da sua, acolhedora e amorosa. Layla vira sua melhor amiga e no conforto dessa família, algo que Sidney tanto precisava, ela começa a dividir todos seus segredos e medos e descobrir um mundo novo e possível.

O envolvimento com Layla e com os Chatham muda totalmente a vida de Sidney. Entregando pizzas e comendo boas porções de batatas fritas Sid se deu conta dos verdadeiros valores das coisas. A autora descreve muito bem os sentimentos e os conflitos internos que os personagens passam, o que enriquece ainda mais a leitura. É fácil nos entretermos com esta história, é fácil nos colocarmos na pele de alguns, assim como foi fácil também, pelo menos para mim, me identificar com grande parte das atitudes de Sidney, que durante muito tempo foi coadjuvante em sua própria vida. Ao final entenderemos Sidney, Peyton e também seus pais, por mais que não concordemos com suas atitudes.
O mais legal de tudo é ver, não só o crescimento de Sidney como pessoa, mas também dos personagens secundários ao decorrer do livro. Eu achei isso essencial para o desfecho. Nem sempre as mudanças devem partir só de nós mesmos, mas sim de tudo. Sidney quando era deixada de lado, se mostrou com inseguranças, mas também foi decidida, soube a necessidade do “seguir em frente”. Ao decorrer da leitura também seremos apresentados a um romance, bem inserido e nada forçado, pelo contrário, o romance servirá de ponto chave para parte do amadurecimento da personagem.

O enredo é linear, simples. Você não terá reviravoltas apenas sentimentos e aprendizado, mas lhes garanto que a narrativa de Dessen torna a leitura gostosa e convidativa a cada página. A autora tem seu tempo para apresentar todos seus personagens e o que cada um quer passar. O romance apesar de importante não é o foco do livro e nem poderia, é um livro que fala sobre amizade e questões familiares principalmente. Um jovem adulto, mas que eu recomendo para todas as idades, pelos assuntos abordados aqui.

Em suma, Os Bons Segredos é uma história de amadurecimento, superação, recomeço e descobertas. De uma forma muito sutil e singela Sarah Dessen vai tecendo esta história e nos guiando a um relato, a um pequeno fragmento sobre a vida e da forma que podemos leva-la mesmo com dificuldades. O livro contém uma mensagem extremamente importante e reflexiva, com certeza ao ler, você tirará algo válido dela.

  • Saint Anithing
  • Autor: Sarah Dessen
  • Tradução: Cristian Clemente
  • Ano: 2015
  • Editora: Seguinte
  • Páginas: 408
  • Amazon

rela
ciona
dos