Resenha: A Sala dos Répteis

Título Original: The Reptile Room
Autor: Lemony Snicket
Ano: 1999
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 181
Compre: Saraiva - Amazon

Após acompanhar o Mau Começo dos órfãos Baudelaire, suas desventuras, coragem e perseverança frente a um vilão mal-humorado e extremamente cruel, é chegada a hora de descobrir o que o futuro esconde após o momento em que viramos a última página do primeiro livro. 

Como não poderia ser diferente, aviso àqueles que desconhecem os sofrimentos mantidos nas páginas destes livros. Me aproprio do conselho de Lemony Snicket, e afirmo que aqui você não encontrará uma história feliz, um final agradável, um vilão derrotado e um mundo perfeito. Caso esse tipo de história não te agrade, não faça o seu estilo, entenderei se quiser fechar essa resenha, e garanto que não ficarei magoada, pois os acontecimentos do segundo livro de Desventuras em Série são tão, ou talvez mais tristes do que os do primeiro.

Em A Sala dos Répteis, Violet, Klauss e Sunny observam um futuro acolhedor no horizonte, porém, as alegrias estabelecidas nas primeiras páginas desse livro servem apenas para levantar falsas esperanças. Senhor Poe realizou o trabalho que é pago para realizar e encontrou um novo tutor para os irmãos Baudelaire, um cientista chamado Montgomery Montgomery – e por favor, não façam piadinhas com seu nome, não é nada educado. Tio Monty estuda répteis, possui a receita do melhor bolo de creme de coco que você já provou e é o melhor tutor que as crianças poderiam esperar. Ele as inclui em suas tarefas, as trata com respeito e carinho, mas como tudo na vida desses irmãos desafortunados, momentos felizes escondem tempestades chegando.


Durante mais um dia de atividades, enquanto Tio Monty estava resolvendo assuntos na cidade, chega à residência seu novo assistente, Stephano. Mas, assim como você provavelmente está pensando agora, é nesse momento que nossa agradável história se transforma em mais uma tragédia na vida das crianças. Stephano na verdade é nosso terrível vilão disfarçado, o temível Conde Olaf, e assim como no primeiro capítulo, ele possui um grande plano para assumir toda a fortuna das crianças.

Assim como no primeiro livro da série, a escrita de A Sala dos Répteis é acessível, leve, agradável. Lemony Snicket demonstra toda sua maravilhosa habilidade ao construir histórias trágicas com uma roupagem leve e bem-humorada. Mais uma vez não percebi o tempo passar, me surpreendi ao ler sobre as desventuras dos órfãos, adorei vê-los encarando as dificuldades e fazendo o possível para superá-las. Muito mais do que uma história trágica com roupagem agradável, acessível para os mais diversos públicos, o segundo capítulo provou para mim que Desventuras em Série é sobre a superação, a união, o encarar as dificuldades com tudo aquilo que possuímos a nossa disposição e garantir que no final, por mais que as probabilidades não estejam a nosso favor, ainda exista uma pontada de esperança.


Desventuras em Série não é apenas mais uma forma de entretenimento, uma história qualquer sobre três irmãos que se viram sozinhos enfrentando o mundo cruel. A trama se estende por caminhos diversos, espelha pequenos aspectos da vida adulta, demonstra nossa incapacidade para lidar com os mais diversos desafios do “mundo adulto”, destaca para o leitor que a esperança pode estar em qualquer lugar. Mas o principal, nos apresenta a coragem de enfrentar os obstáculos de cabeça erguida. Mesmo sabendo que a trajetória dos Baudelaire não é nem um pouco feliz, continuarei acompanhando seus passos, pois sei que muitas outras mensagens estão escondidas nas páginas desses livros!

Confira a série Desventuras em Série:
3. O Lago das Sanguessugas

18 comentários

  1. Oi Izabel,
    Desventuras em série pode ser classificado como infanto-juvenil, mas sua trama, com certeza, não é. Minha experiência com os órfãos Baudelaire se deu através da adaptação cinematográfica de 2004 e por ali percebi o quão séria e sombria seria a história dessas crianças. Claro que tudo na trama tem uma certa comédia (garantida pela presença e armações do Conde Olaf), não é algo que nos faça cair na gargalhada, mas sim uma forma de suavizar esta triste história. Eu me lembro que depois que assistir ao filme, tive vontade de ler os livros, mas com o passar do tempo acabei me esquecendo, pois não foram feitas adaptações dos demais volumes da série. Ainda não sei se farei as leituras ou se só assistirei a série de TV, mas de uma coisa tenho certeza, quero saber como será o final dessa aventura dos três irmãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gislaine, tudo bem contigo ???
      Essa série pode ser lida por diversas idades, e isso é o mais legal. Dependendo da idade, o leitor vai perceber determinados elementos da história e, caso escolha reler a obra, pode vir a perceber coisas que não havia percebido na primeira leitura. Um leitor mais maduro consegue perceber o quanto a trama pode ser sombria, e isso é muito legal né ?!
      Também quero saber como essa história vai terminar !!!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Oi Izabel
    Com toda certeza os órfãos Baudelaire não tem uma trajetória feliz. O Conde Olaf está sempre no pé deles armando e trazendo mais tragédias para suas vidas. Ainda não li os livros mas com certeza está na minha lista. Pretendo também iniciar a série.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aichha, tudo bem contigo ???
      Tenho certeza de que irá amar o seriado, como as vezes fica mais complicado de conhecer a história através dos livros, uma boa pedida é começar pela série !!!
      Mas os livros também valem muito a pena. XD

      Beijinhos

      Excluir
  3. Estou louca para começar a ler a série, pretendo ler todos os livros primeiro e depois assistir a série, acho que esses órfãos sofrem na historia toda sem o tio dar uma trégua, gosto de como todos tentam escapar das garras do conde e ele sempre com uma carta na manga, vale a pena sim conferir os livros e a adaptação.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marília, tudo bem contigo ???
      Pode apostar que eles irão sofrer ao longo de todos os livros, rsrsrsr

      Excluir
  4. OI Izabel.
    Ok, prometo não fazer piada, mas que é diferente isso é.
    Eu adoro o filme desses livro, e estou louca para assistir a série que estreou no Netflix, uma pena que os órfãs sofra tanto e quando um esperança enfim chega é só para ser destruída, acho que essa não é uma leitura para mim não.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene, tudo bem contigo ???
      Essa história consegue ser engraçada e ao mesmo tempo falar de coisas sombrias ... É diferente mesmo !!!

      Excluir
  5. Izabel!
    O bom do livro é trazer justamente esse aprendizado demonstrado através das experiências vividas pelas que crianças e que tão sofredoras são, hein?
    Esse tal conde Olaf parece que não irá desistir nem tão cedo...
    Desejo uma semana abençoada!
    “A simplicidade é o último degrau da sabedoria.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudynalva, tudo bem contigo ???
      Elas aprendem muitíssimo mesmo, e percebo que amadurecem a cada volume da série, acho isso maravilhoso. Passa uma mensagem legal para o leitor !!!

      Excluir
  6. A série mostra nossa realidade de como as pessoas fazem tudo pelo poder e dinheiro esse Conde Olaf é o retrato disso. Deve passar ao leitor uma confiança e que devemos persistir para conseguir o que queremos, pois mesmo com tanto sofrimento e coisas dando erradas os irmãos não desistem e continuam sua batalha para se livrar do Conde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem contigo ???
      Muitas mensagens a se perceber e descobrir ao longo dessa série !!! XD

      Excluir
  7. Aaaah eu amo o filme,mas nunca li os livros e ainda nao vi a serie da netflix,mas eu quero comprar o box que é MARAVILHOSO!! fora que eu acho os livros bem bonitos e as histórias tão legais! Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victória, tudo bem ???
      Espero que tenha a oportunidade de conferir essa série, vale a pena !!! E tenho que concordar contigo, o box está muito mimosinho !!!

      Excluir
  8. Olá, achei super lindo esse livro, a historia também e supe fofa porém mostra uma forma de realidade que temos hoje em dia que o que as pessoas não fazem por dinheiro, pra ter dinheiro e conseguir o que quer, faz o que for preciso e um tema bem interessante que é abordado nesse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily, tudo bem contigo ???
      Muitas coisas interessantes aparecem nessa obra !!! XD

      Excluir
  9. Não tenho muita vontade de ler Desventuras em Série, talvez a época na qual eu deveria ler já passou ou volte a surgir (nunca se sabe...), todavia quero muito ver s série televisiva que foi lançada a pouco :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lediani, tudo bem ???
      Se não está no pique de conferir os livros, o seriado é uma boa pedida !!!
      Vale muito a pena assistir, e com certeza vai te deixar bem curiosa para saber o que vem a seguir !!!

      Beijinhos

      Excluir