Brianna Hamilton cresceu numa família amorosa e permeada das histórias de amor que envolviam o casamento de sua mãe e seu pai, uma união por conveniência que acabou culminando no casamento mais belo que Brianna e sua irmã mais nova Malvina já ouviram.
Aos 17 anos, Brianna, com a ajuda do seu melhor amigo Desmond Hunter, acaba descobrindo um segredo que envolve os interesses da sua família e por este motivo acaba fugindo de casa, rumo a Escócia, abandonando tudo que ela mais amava, sua família, suas obrigações como herdeira de um duque e Desmond, seu único e verdadeiro amor.

Em uma busca para se encontrar, na Escócia ela acaba descobrindo mais sobre si mesma e sobre a mulher que deseja ser um dia. É desta forma que 11 anos se passam, muitos desencontros acabam acontecendo e feridas são abertas pela distância. Desmond ajudou o amor da sua vida a fugir, com a esperança que um dia ela voltaria para ele, mas os anos se passaram e o sonho de viver sua vida ao lado da mais belas das mulheres parece ser hoje um cenário muito distante.
Porém, o destino desses personagens parece mudar quando algo obriga Brianna a voltar e agora ela terá que encarar tudo que ela deixou para traz e afastou ao longo dos anos. Será que ela conseguirá reconquistar a confiança de sua família e o perdão de Desmond? Ambos estariam prontos para isso?
Ler Volte Para Mim foi uma experiência um tanto quanto diferente pra mim. Primeiramente eu ia ler um romance de época, um dos meus gêneros preferidos, mas iria também ler o primeiro livro de uma pessoa que muito me inspirou como influenciadora literária. Que me inspirou em criar o Estante Diagonal e a falar sobre livros na internet. Dito tudo isso, imagina minha surpresa em perceber que tal livro, nem parecia ter sido escrito por uma autora estreante.
Há um fantasma que ronda o gênero e são em histórias como esta que entendemos que não importa o quão simples ou “clichê” uma história pode ser, o que faz a diferença é como o autor resolve contá-la, a construção dos personagens e a mensagem final.
Brianna é uma personagem corajosa, que diante a possibilidade de não conseguir tomar decisões sobre sua própria vida, se viu amedrontada por um futuro incerto. E devido a isso que ela sai em sua jornada, um espírito indomável, que mesmo teimoso a sua maneira, acaba encontrando o caminho de volta para seu lar, não uma casa, um local ou propriedade, mas onde se encontram as pessoas que verdadeiramente a amam.

É em cada novo capítulo onde iremos entender, através dos trechos das cartas que Brianna trocava com a família e com Desmond, em que ponto ao longo desses anos, aconteceram os primeiros desentendimentos e desencontros desses personagens e quais são as dificuldades que esta família enfrentou que acabaram sendo tão decisivas nas atitudes de Brianna. Acompanharemos estes trechos até o último capítulo e é impossível não se emocionar a cada descoberta.
A relação de Brianna e Des é cheia desses momentos, de palavras não ditas e de atos falando mais alto que a razão, mas é diante o amadurecimento forçado desses anos que ambos encontram a força que tanto precisam para um recomeço, onde possam enfim virar a página. Numa época onde a comunicação não era tão acessível quanto é hoje, somada as personalidades desafiadoras dos personagens, Paola Aleksandra tece uma história apaixonante sobre recomeços, descoberta e perdão, uma história simples que hoje poderia ser resolvida com uma simples troca de mensagens e por isso acaba se mostrando digna de empatia e identificação.
Ao final, a mensagem de que o amor cura passa a ser a maior verdade, seja o amor entre irmãs, entre pais e filhos ou entre um casal. Não deixar que o tempo afogue este sentimento será o maior desafio desses personagens e você irá acompanhar isso a cada linha e a cada descrição apaixonada de cada cena.

Preciso comentar sobre dois pontos que fizeram da minha leitura mais prazerosa. A primeira é Malvina, que expressa todos seus sentimentos através da arte. Através de suas pinturas que Malvina ira transmitir tudo que sente e isso foi muito lindo. Confesso que até torço para que ela ganhe, quem sabe, um livro só para ela. Que tal Pah? O outro ponto, comentado na nota da autora, é a inclusão da problemática envolvendo a ELA na trama (Esclerose Lateral Amiotrófica). Paola comenta sobre a descoberta da doença e como ela foi tratada no século 19, assim como a introdução de cadeiras com rodas no cotiano das pessoas. É realmente muito interessante e algo inédito para mim dentro dos livros do gênero.
Então se você é um fã do gênero ou deseja apreciar o trabalho da Paola como escritora, Volte Para Mim não deve te decepcionar. A leitura é exatamente o que Paola deseja passar para o mundo. É um livro doce, delicado, sensível, que fala essencialmente sobre o amor, em todas suas formas, mas também sobre o desejo de tomar as rédeas das nossas próprias vidas e seguir em frente. Apaixonem-se por estes personagens e deixem esta história lhes tocar.
Pah obrigada por nos presentear com esta história, que ao finalizar a leitura, nos proporciona aquele sentimento que você sem dúvidas entende tão bem, aquele sorriso bobo no rosto e aquele quentinho no coração. E desculpa por demorar tanto em conhecer a Brianna e o Desmond.
![]()
RESENHA EM VÍDEO

- Volte Para Mim
- Autor: Paola Aleksandra
- Ano: 2018
- Editora: Planeta de Livros
- Páginas: 304
- Amazon



12 Comentários
Oi Joi 😉
A Paola também me inspira muito, adoro o conteúdo dela e infelizmente não li seu livro de lançamento ainda!
Amo romance de época, e se tornou um dos gêneros que me dá mais prazer ler, e pela sua resenha sei que vou amar a história da Bri e do Des, e sinto que me identificarei um pouco com a personalidade impetuosa e teimosa da Brianna haha
Adorei que o livro tem esses trechos das cartas, que trazem um conteúdo mais rico pra história.
Só sei que tenho que correr e ler ainda esse ano esse beleza de livro!
Bjos
Olá!
Quandou soube que Pah iria lança um livro fiquei bastante curiosa pela historia que ela iria nos apresentar. Quando eu iniciei a leitura já não queria para mas nenhum segundo até terminar. Ela soube como nos envolve na historia, é maravilhosa na escrita e já estou muito ansiosa para o novo livro dela. Adorei muito esse livrinho!
Meu blog:
Tempos Literários
Olá! Como fã de romances de época já me interessei por esse enredo, que trás além do romance, uma história de perdão e recomeços, o motivo que fez Brianna abandonar sua família e depois de tantos voltar para a Inglaterra, deve ter sido bem forte, e fiquei curiosa como ela lidará com todas as pessoas que deixou para trás, acho muito bacana, também, que a autora tenha inserido em um romance de época uma doença tão atual quanto a ELA, a Mary Balogh também costuma abordar doenças ou necessidades especiais em seus enredos, e isso torna a leitura ainda mais especial.
Adoro a Pah acompanho seu blog faz anos. Li o livro e gostei, mas esperava um pouco mais, achei que faltou algo, ou fui com muita expectativa na leitura. Amei os personagens secundários e queria muito um livro com eles, para mim foram a cereja do bolo rs. Me diverti muito com a Malvina e os irmãos do Desmond.
Olá Joice!
Foi recentemente que fiquei sabendo que a Paola tinha se tornado escritora, algo que eu acho super legal, principalmente porque precisamos de mais autores nacionais contemporâneos. O gênero não poderia ser mais perfeito, adoro romances de época e mal posso esperar pra ver como será o reencontro desse casal. O contesto histórico também me agrada bastante, a menção à ELA mostra que a autora não mediu esforços em suas pesquisas para informar os leitores.
Beijos
Volte para mim é um dos meus livros favoritos por tudo isso que você escreveu Joice. A Paola conseguiu trazer para o livro a essência dela, e o mais legal é que não é apenas um livro prazeroso para ler, é um livro recheado de aprendizados e isso me encanta muito. Não vejo a hora de ler Livre para recomeçar que tem uma pegada parecida com Volte para mim.
Parabéns pela resenha, beijos.
https://garotaeraumavez.blogspot.com/
Acompanho o trabalho da Paola no Livros e Fuxicos há anos. E via quando ela comentava sobre o livro que estava escrevendo. Acho maravilhoso que ela tenha se saído tão bem com seu primeiro romance. Vi que o trabalho dela foi árduo e ela está de parabéns. Ainda não li mas é claro que vou ler e prestigiar essa autora que é um amorzinho. Torcendo para que ela continue escrevendo e trazendo mais livros tão cheios de amor.
Olá! ♡ Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas ele está na minha lista de leituras! ♡ Tenho muita curiosidade em conhecer a escrita da Paola, que parece ser maravilhosa. Sou fã da Paola faz anos, admiro muito o trabalho dela como Booktuber, a maneira com que ela fala dos livros é incrível e inspiradora, agora quero conhecer o trabalho dela como escritora.
O livro parece de fato tocante, daqueles que a gente termina a leitura com um quentinho no coração!
Estou muito animada para conhecer a Brianna, que me parece uma personagem forte e determinada. Quero muito também conhecer a Malvina, que parece tão maravilhosa quanto a irmã, e claro, o Desmond que com toda certeza vai entrar na minha lista de mocinhos favoritos!
Muito obrigada pela indicação, vou fazer o possível para ler Volte para Mim em breve!
Beijos! ♡
Ah, que resenha mais especial. Obrigada pelo carinho e por essas palavras tão lindas, Joi.
Saber que sentiu a mensagem do livro e que gostou do fado de eu abordar outros pontos além do romance, como a ELA por exemplo, me deixa MUITO feliz.
Obrigada por ler com o coração e por essa resenha tão especial. Fiquei emocionada demais ao lê-la ♥
Olá Joi!
De fato, um livro clichê consegue ser surpreendente quando os personagens são trabalhados da forma certa pelo autor, e nesta obra Paola Aleksandra entrega uma história cativante de amadurecimento e perseverança, mostrando todo o seu talento já no livro de estreia. Gosto dessas cartas que Brianna envia ao longo da história, pois essa forma de comunicação reforça toda a passagem de tempo e o modo de como este foi moldando a protagonista, a qual apresenta uma nítida evolução no decorrer da leitura.
Beijos.
Sabe aquele tipo de resenha que deixa o coração quentinho? Esta foi bem assim! Ainda não conhecia o livro, exceto por ver a capa pelo mundo literário, mas não havia parado de fato para conferir do que se tratava e vejo que perdi foi muito. Amo um bom romance de época, mas pelo que li acima, esta história vai bem além de ser apenas um romance de época. Traz uma viagem ao passado, para dentro da vida da personagem e sim, o amor sempre vence(a gente ao menos sonha com isso) e não somente o amor casal, mas o amor família, amigos e vida!
Brianna parece ser de uma sensibilidade enorme e outro ponto que me chamou a atenção foi esse jogar uma doença ainda pouco comentada no enredo. Isso ajuda e muito a quem ainda não sabe nada a respeito disso, e oh, num passado onde tudo era mais complicado.
Doce, descreveria esta resenha assim!
Com certeza, vai para a lista dos mais desejados!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel(O Vazio na Flor)
Oiii ❤ A Paola é tão maravilhosa escrevendo como sendo Booktuber! Graças à várias de suas indicações conheci livros maravilhosos, muitos que se tornaram favoritos pra mim.
Um dos pontos fortes desse livro pra mim é a Brianna, vejo uma força muito grande nela. Ela foi tão corajosa em deixar sua família e seu amor para descobrir um novo lugar. Paola soube construir uma personagem inspiradora, como não se encantar com a sensibilidade da Brianna?
Malvina é uma graça, pensa numa irmã maravilhosa, essa é ela. O livro não teria sido a mesma coisa sem ela. É tão bonito ela demonstrar os sentimentos através da arte. Espero que a Paola escreva um livro pra ela ❤
Desmond, como não se apaixonar por esse mocinho? Só uma pessoa que ama muito outra a ajudaria fugir para longe de si. E isso só me fez ficar mais encantada por ele.
Paola escreveu um livro incrível e que venham muitos mais por aí pra aquecer nossos corações ❤
Beijos ❤