Despertar faz parte da série Espiral do Desejo da autora Nina Lane, e conta com sete livros e um conto, mas por enquanto, aqui no Brasil apenas os três primeiros livros da série foram publicados.

Em Despertar, temos início com a história de Liv West e Dean West que formam um casal perfeito. Casados há três anos, eles se amam muito e não há conflitos na relação que os façam temer o futuro. No entanto, a perfeição do relacionamento é ameaçada quando a menstruação de Liv atrasa e com isso ela pode estar grávida. Uma criança que seria uma benção para vários casais, não é para Liv. Ela nunca desejou ser mãe, pois sua infância foi pautada ao ver uma sucessão de casos fracassados da mãe, onde ela era arrastada pelo país indo de casa em casa de seus namorados. Além de sua mãe não ter sido, de jeito nenhum, um exemplo de mãe de verdade.

Liv acredita que nunca poderá ser uma boa mãe e por isso não tinha o desejo de ter filhos, mas esse simples atraso em sua menstruação abre portas em sua mente e coração. Tendo um homem apaixonado por ela e ela por ele, por que não ter um bebê agora? Porém, o que Liv não esperava era a expressão de alívio de Dean quando os dois descobrem que ela não estava grávida de verdade.

Dean sabia sobre o passado conturbado de Liv e sabia do seu desejo de não ter filhos, ainda assim ela fica incomodada com o modo como ele reagiu. Ela sente que tem algo a mais por trás dessa história, mas não tem certeza o que é. E quando ela descobre o motivo, tudo o que ela acreditava saber sobre Dean, se desfaz rapidamente.

No encaramos. Neste momento, vejo com uma clareza repentina o que nosso casamento sempre foi. Dean manteve sob seu controle todas as questões delicadas com potencial para me machucar. E eu permiti que ele fosse meu escudo, mantendo tudo à distância.

O segredo que virá a ser revelado aqui traz muitas consequências ao casamento de Liv e Dean. A estabilidade do casamento é abalada e os protagonistas ao invés de tentarem resolver seus conflitos como adultos, acabam se magoando ainda mais. Foi muito complicado acompanhar a jornada dos dois até o final sem poder entrar no livro, colocá-los frente a frente, e assim obrigá-los a resolverem tudo. Principalmente quando Dean usava palavras que magoaram demais essa leitora aqui.

Alguns fatores em Despertar me incomodaram demais. Um deles, acredito que isso tenha sido proposital na história, era para que Liv pudesse finalmente superar alguns traumas do passado. Em vários momentos eu a via se apoiar em alguém ou se sentir contente por conta de um elogio, como se isso fosse o suficiente para fazê-la feliz, porém o que ela não percebia era que usava isso como uma tábua de salvação. Liv só seria realmente feliz quando acreditasse em si mesma e não no que os outros diziam ou faziam por ela.

Um outro fator que me incomodou foram as cenas em excesso de sexo. A contra capa do livro deixa claro que se trata de um livro com conteúdo adulto, porém a autora Nina Lane pecou pelo excesso e parece transformar os protagonistas em dois coelhos. A história ganharia bem mais sem todas essas cenas e se focasse na tentativa de resolução dos problemas do casal. Em vários momentos, o sexo era usado como modo de não resolução do conflito, era usado como uma fuga.

Uma estranha calma se instala no meu coração. Talvez ele precise me ver como algo além da esposa fiel e da mulher que tem que proteger. E talvez eu precise vê-lo como algo além do marido inabalável e do homem que resolve todos os problemas sem esforço.

Espero muito que no próximo volume, Desejar, nossa protagonista Liv cresça mais na história nesse sentido e que Dean possa tratar Liv como uma mulher adulta e não esconder fatos importantes por medo de machucá-la. No mais, a escrita de Nina Lane é bastante fluída e leve, apesar da carga dramática que o livro traz. Além disso, o enredo se desenvolve em cima de um fato que o torna diferente de muitos outros romances: aqui o casal já está formado e feliz. Em Despertar, vemos a história que se passa depois do “felizes para sempre” e vamos ver que nem sempre há apenas flores pelo caminho.

  • Arouse
  • Autor: Nina Lane
  • Tradução: Alexandre Boide
  • Ano: 2018
  • Editora: Paralela
  • Páginas: 320
  • Amazon

rela
ciona
dos

Deixe seu comentário

11 Comentários

  • Gabrielle Batista
    31 agosto, 2019

    Não conhecia a autora e a série (bem grande né, 7 livros??). Sobre a história, a única coisa que fiquei intrigada foi por que Dean ficou aliviado em saber que Liv não estava grávida, acho que seria o único motivo que faria eu começar a leitura.
    Saber que tem momentos em que os dois parecem coelhos (ri muito nessa parte kkkkk) me decepcionou um pouco, foi por fim o detalhe que fez eu confirmar que não gostaria mesmo da história.
    Espero que durante os próximos livros a Liv também melhore como personagem, fiquei curiosa para saber isso (conta pra gente depooois, ô curiosidade kkkkk).

  • Aline Teixeira
    28 agosto, 2019

    Olá Crislane!
    Ainda não conheço a escrita dessa autora, e nunca havia tido conhecimento sobre essa série. O fato de já termos um casal formado é algo pouco usual nesse tipo de livro, o que é um ponto positivo. Não gosto do excesso de cenas hot também, na maioria das vezes nunca leva a lugar nenhum, como vc mencionou. Já vi que o casal esconde muitos segredos e precisa evoluir bastante. Liv parece ser uma personagem bem intensa.
    Beijos

  • Rayane B. de Sá
    28 agosto, 2019

    Oiii ❤ Ainda não li nada da autora, só tinha visto a capa do livro uma vez, mas nem cheguei a procurar sobre o que se tratava a história.
    Achei legal a proposta da autora de mostrar o que acontece depois do “felizes para sempre”, que um casamento não é sempre um mar de rosas.
    Não gosto quando os personagens agem como crianças, que tudo o que era necessário era se sentarem para conversar e resolver os problemas, mas ao invés disso, ficam enrolando.
    Cenas de sexo em exagero também não me agradam, a história tem que focar no conflito pelo qual os personagens estão passando no casamento, não nisso.
    Mas, mesmo assim, gostaria de fazer essa leitura, já que estou curiosa pra saber como eles resolverão seus problemas.
    Beijos ❤

  • ELIZETE SILVA
    28 agosto, 2019

    Olá! O livro parece ser muito bom, com essa proposta diferente de nos mostrar o que acontece depois do tão esperado “felizes para sempre”, e pelo visto as coisas não serão fáceis para esse casal, que enfrentarão alguns desafios pelo caminho, fiquei bem curiosa para saber mais sobre a história dos dois, e o que eles farão para lidar com todos esses obstáculos.

  • Gislaine Lopes
    27 agosto, 2019

    Oi Crislane,
    Pela capa eu não diria que se tratava de romance erótico e, apesar de adorar ler livros com cenas bem quentes, em excesso faz com que a história se torne cansativa e muito repetitiva, mas o fato de Despertar nos apresentar um casal já formado é o que, realmente, me chama atenção nessa história. A relação sólida passará por problemas e isso pode trazer um pouco de identificação por parte de alguns leitores e mais veracidade para a trama. Liv vivia na mais plena felicidade até o momento em que escolhas e decisões precisam ser tomadas. Já fiquei curiosa com o segredo a ser revelado e como será a reação da protagonista.

  • Maria Alves
    27 agosto, 2019

    Fiquei mega curiosa para saber saber o que Dean escondia, mas não consegui imaginar o que seria rs. Mas parece que falta diálogo e sinceridade entre o casal, esse negócio de esconder as coisas para poupar a outra pessoa, me dá raiva, já gosto de sair contando tudo, pois uma hora vem a tona e é pior rs. A protagonista parece ser uma pessoa, mas frágil ou é o marido que a torna assim, assim como você espero que ela amadureça mais.

  • Alison de Jesus
    26 agosto, 2019

    Olá Crislane!
    A autora consegue trabalhar bem essa relação cheia de altos e baixos do casal, mostrando de um forma bem realista a influência do passado familiar na vida de um filho, bem como a maneira de como isso afeta Liv psicologicamente. Esse excesso de cenas adultas, como dito na resenha, é o que enfraquece a trama de Lane, pois dá uma impressão de inconsistência narrativa, considerando o patamar da relação entre Liv e Dean.
    Beijos.

  • Rayssa Bonai
    25 agosto, 2019

    Olá! Já me deparei várias vezes com esse livro, mas confesso que não fazia ideia sobre o que se tratava a história. Mas agora que sei, achei a trama até interessante, mas não sei se faria essa leitura, certos pontos da história não me agradaram e provavelmente me irritariam.
    Ainda não conheço os personagens, mas o fato deles não procurarem resolver seus problemas como adultos, me irritou demais. A impressão de que eu tenho é de que eles são imaturos e têm muito que crescerem ainda, já que para eles parece complicado resolverem as coisas sem se magoarem.
    Se tem uma coisa que me irrita demais durante a leitura, é quando abusam das cenas de sexo, para mim quando isso acontece, perco o interesse no livro, acho isso muito chato. A autora deveria focar em cenas dos personagens tentando resolver seus problemas, não nas de sexo.
    Enfim, no momento não estou empolgada com essa leitura.
    Beijos! ♡

  • mirian kelly
    25 agosto, 2019

    Ja li muitos livros que ao invés de tentaren resolver os desentendimentos os personagens so se magoavam mais, e isso me irrita bastante. Eu ri muito na parte em que você falou sobre a autora querer transformar o Dean e a Liv em dois coelhos, sinceramente excesso de sexo nos livros chega a ser chato mesmo. No geral esse livro não me cativou o bastante para querer conhecer a história do Dean e da Liv.

  • Angela Gabriel
    24 agosto, 2019

    Engraçado que eu já tinha lido sobre essa saga de livros, mas admito que não fazia ideia disso do excesso de sexo na história. Sei lá, com tantos problemas e achar essa tentativa de escape no sexo sem parar?? Muito estranho sim e concordo com o pecado que a autora cometeu neste ponto.
    Tomara que ela acerte a mão nos demais livros e não desperdice um enredo que sim, tinha e tem bastante a ser explorado.
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel (O Vazio na flor)

  • Nil Macedo
    24 agosto, 2019

    Ainda não tinha ouvido falar sobre essa série e também não conhecia a autora.
    Achei bem interessante essa trama, mas é uma pena que a autora tenha usado o sexo como fuga para encobrir os problemas do casal. Vou esperar você ler o segundo livro e ver se isso melhora para poder me animar a começar a leitura dessa série.
    Fica chato quando a gente vê que os personagens tem tantos problemas, tantas coisas para resolver e o autor escolhe um caminho só para fugir da resolução.