O Livro Maldito é uma colaboração de David Herick, criador e desenvolvedor do maior canal de creepypastas do Brasil e Van R. Souza, que reúne mais de 70 histórias curtas de terror.
O que são creepypastas?
Os contos e creepypastas abordarão temas bastante pesados, que vão desde ao sobrenatural até fatos macabros cometidos pelos seres humanos. Todas as histórias tiveram a veiculação proibida em seu canal no youtube e por este motivo que o livro tem a classificação indicativa de 18 anos, portanto, saiba que não há ressalvas quanto aos temas abordados

Iniciamos a leitura sendo avisados sobre o tema e o fato do livro ser realmente maldito, o que brinca bastante com o imaginário do leitor, principalmente quando os autores criam até regras para a leitura, maioria deles quebradas por mim com maestria, mas que a ideia é legal, é. Para acompanhar, a edição recebeu ilustrações do artista Fernando Ventura, que contribuem para a imersão dos contos de ficção, chegando a dar uma pequena prévia da história prestes a ser contada.
Quanto a leitura, é importante salientar que este estilo é completamente diferente daquele tipo de história mais complexa, de livro único, e com uma baita construção narrativa por trás. Não! Por serem todas histórias curtinhas, que ocupam uma página no máximo, sempre haverá uma breve explicação do enredo e a preparação para o grande clímax do final, que te deixará (ou não) de cabelos em pé. Sabe as típicas historinhas que escutamos quando adolescentes, ideais para serem contadas em volta da fogueira e que servem puramente para assustar? É basicamente essa a ideia.
O Livro Maldito é um livro que será mais apreciado por fãs do gênero, mas que pode funcionar com alguém que esteja buscando algo diferente. Acredito que quem bate com a minha idade vai até sentir uma certa nostalgia de quando ficava horas no site Assustador consumindo os tipos de histórias mais creepies e depois passava noites em claro lembrando da garota no corredor do hospital. Quem lembra?
Mas para você que consome muito este tipo de material, isso pode ser um problema também. Como sou adepta do gênero, li O Livro Maldito em três noites, sempre antes de dormir e por mais que contenha alguns contos mais pesados, não são tão impressionantes. De qualquer maneira, fiquei bastante curiosa para conhecer o canal do David e o trabalho do Van. R Souza. Os vídeos narrados de David funcionam, de certa forma, melhor, pois contamos com outras ferramentas de narrativa, como áudios, voz e ambientação.

O que gostei, foi a adaptação que ocorre em algumas histórias em relação a tecnologia em nosso cotidiano, técnica cada vez mais explorada em filmes atualmente. Então, apesar de ser um gênero que nasceu lá nos primórdios da internet, nos fóruns e sites, acredito que podemos buscar outros métodos para se trabalhar para atualizar estes tipos de histórias. Outra coisa que me agrada bastante, é quando o próprio narrador tem envolvimento com o que está sendo contado. Edgar Allan Poe fazia muito isso, dava voz ao narrador homicida.
Outra coisa interessante é que todos os personagens podem facilmente ser algum conhecido de alguém, personagem com hábitos mundanos e atitudes comuns. Isso contribui para que a narrativa ganhe uma atmosfera mais verossímil para o leitor no quesito identificação, mesmo quando há um elemento fantástico revelado no desfecho.
Mesmo dentre todos os pontos positivos, a leitura não foi impactante para mim. Foi divertido e recomendaria, até levaria para uma viagem para contar para amigos, mas não é aquele tipo de leitura que me impressionou ao ponto de ser inesquecível. De qualquer maneira, acho muito bacana lançarem um livro do gênero por aqui, o que garante que novos leitores (do gênero e no mundo da leitura) possam conhecer este subgênero do terror e que novos livros sejam lançados.
![]()

- O Livro Maldito
- Autor: David Herick & Van R. Souza
- Ano: 2019
- Editora: Planeta de Livros
- Páginas: 208
- Amazon



19 Comentários
Oi, Joi!!
Aprendi aqui no blog o que significa creepypastas e achei bem interessante reunir em um livro alguns contos terror, amei a capa sem dúvida tem tudo a ver.
Bjs
Boa parte dos contos são bons mas nada que dê medo nem nada parecido. Alguns não tinham muito sentido, então eu acabava ficando confusa ao invés de ficar com medo.
Não é um livro que recomendo, ele não é tão bom assim quanto eu achava que era, não atingiu minhas expectativas mas não é um livro ruim.
Boa parte dos contos são bons mas nada que dê medo nem nada parecido. Alguns não tinham muito sentido, então eu acabava ficando confusa ao invés de ficar com medo. Li diversos contos de terror em sites como wattpad e digo com tranquilidade que há histórias de terror que deixam várias desse livro no chinelo.
Não é um livro que recomendo, ele não é tão bom assim quanto eu achava que era, não atingiu minhas expectativas mas não é um livro ruim
Só ouvi falar alguma coisa sobre esse livro quando li o artigo do blog sobre Creepypastas.
Acho interessante esse livro, porque ele traz aquelas estorietas que sempre nos amedrontaram quando adolescentes. Será que ainda falam sobre a loira do banheiro nas escolas? kkkkkk
Oi!
Que pena que o livro não te envolveu tanto assim.
Amo creppypastas, mas não sabia da existência desse livro. Eu sou um pouco suspeita para falar, pois até as lendas do programa do Gugu eu gostava kkkk, por isso estarei salvando esse livro na minha listinha.
Beijos.
Oi Joi,
Ao ler que a indicação do livro é de 18 anos já fico ao mesmo tempo curiosa e preocupada sobre o que o leitor irá encontrar nele. Agora que estou familiarizada com o conceito de creepypastas (graças ao blog) entender a ideia do livro é mais fácil. Eu gosto de terror, mas nos últimos anos diminui um pouco meu contato com o gênero e, talvez, por isso acho que essa seria uma boa leitura para mim, pois após dar um tempo nas leituras do gênero, ser surpreendida pelas histórias será algo bem mais provável de acontecer.
Olá! Mesmo não sendo lá muito fã do gênero, o fato de termos reunidos em um único livro, várias histórias mais curtas me anima a dar uma chance ao gênero, pois acredito que não há tempo de ficar aflita ou receosa com os desfechos dos enredos.
Adoro o gênero terror, mas não sou chegada a contos, ainda mais esses que são tão curtinhos, não sei se gostaria, mas parece ser interessante por ter um estilo diferente. Mas é uma pena que os contos não foram tão impressionantes, poderia ser assim ficaria mais aterrorizante, daria até uns arrepios e sustos rs.
Adorei a capa do livro, apesar de nao ser um livro impactante, acredito que todo livro que a gente lê, conswguimos tirar algo de bom e mesmo um livro não sendo impactante para uma pessoa pode ser para outra, livro é algo bastante relativo tb se pararmos pra pensar…rsrs
Mas eu com certeza quero ler esse livro como bom fã de suspense e terror.
Quando vi o temo “creepypastas” no primeiro parágrafo, já estava me perguntando o que era isso rs…
Já estou ciente do que se trata e desejo prosseguir na leitura.
Adoro contos, acho show como alguns escritores conseguem colocar todos os elementos de um conto e criar uma atmosfera de terror em apenas uma folha.
Acho que o terror vem justamente dessa aproximação com a vida real.
Gostei da premissa.
Abraços!
Quando vi o temo “creepypastas” no primeiro parágrafo, já estava me perguntando o que era isso rs…
Já estou ciente do que se trata e desejo prosseguir na leitura.
Adoro contos, acho show como alguns escritores conseguem colocar todos os elementos de um conto e criar uma atmosfera de terror em apenas uma folha.
Acho que o terror vem justamente dessa aproximação com a vida real.
Gostei da premissa.
Não conhecia. Vou ir atras
Gostei muito dessa resenha..comprei o livro por intuição não tinha lido nada a respeito!
Realmente como mencionou Rudynalva, grande avanço da literatura nacional. Atualmente não só dos grandes clássicos vive nossa literatura. Obras que merecem ser bastante valorizadas têm surgido dos novos autores brasileiros. Interessantes, posto que somos conhecidos por ser um país de poucos leileitores …. Creio que dificuldade está no acesso aos livros…
Curiosa para conhecer, mesmo que para leitores do gênero o livro possa parecer menos impactantes.Mas , histórinhas curtas de casos de terror são sempre bem vindas. Amei saber que algumas histórias trás assuntos relacionados da tecnologia em nosso cotidiano. E também por trazer aspectos que tornam as histórias mais verossímeis. ??
Eu penso que tudo que é meio novo a nós, assusta no início. E não falo por ser terror não, apenas por ser algo que tipo eu, só acabei conhecendo aqui no blog e estes dias. É um gênero não muito comentado ou divulgado por aqui então foi gostoso ler sobre este livro acima, mesmo que sim, tenha pontos negativos. Mas como amo histórias curtinhas e nessa pegada de medo e sustos, com certeza se tiver oportunidade, quero muito conferir!!!rs
Gostei do lance das regras..rs
Beijo
Angela Cunha Gabriel(Rubro Rosa/O Vazio na Flor)
Olá!
Uau!
Estava agorinha lendo a outra postagem sobre o significado da palavra e estava citando esse livro, fiquei um tanto curiosa por ele, apesar de que eu adoro bastante esse gênero. Se tem uma época que adoro muito e esse mês do terror. Adorei o livro e espero conseguir ler!
Meu blog:
Tempos Literários
Como sou meio cagona e perdia noites de sono por conta das lendas urbanas no Domingo Legal, acho que não vou ler esse livro tão cedo kkkkkk (cada k uma lágrima)
Joi!
Sem dúvida é um grande avanço para nossa literatura nacional um livro desses, quase que exclusividade americana, ser lançado no Brasil.
Gosto do tema e achei que o livro deve ter uma dinâmica rápida de leitura, como não sou muito de me impressionar, porém adoro esse tipo de ‘lendas urbanas’ digamos assim, fiquei bem curiosa para conferir.
cheirinhos
Rudy