O Livro Maldito é uma colaboração de David Herick, criador e desenvolvedor do maior canal de creepypastas do Brasil e Van R. Souza, que reúne mais de 70 histórias curtas de terror.

O que são creepypastas?

Os contos e creepypastas abordarão temas bastante pesados, que vão desde ao sobrenatural até fatos macabros cometidos pelos seres humanos. Todas as histórias tiveram a veiculação proibida em seu canal no youtube e por este motivo que o livro tem a classificação indicativa de 18 anos, portanto, saiba que não há ressalvas quanto aos temas abordados

Iniciamos a leitura sendo avisados sobre o tema e o fato do livro ser realmente maldito, o que brinca bastante com o imaginário do leitor, principalmente quando os autores criam até regras para a leitura, maioria deles quebradas por mim com maestria, mas que a ideia é legal, é. Para acompanhar, a edição recebeu ilustrações do artista Fernando Ventura, que contribuem para a imersão dos contos de ficção, chegando a dar uma pequena prévia da história prestes a ser contada.

Quanto a leitura, é importante salientar que este estilo é completamente diferente daquele tipo de história mais complexa, de livro único, e com uma baita construção narrativa por trás. Não! Por serem todas histórias curtinhas, que ocupam uma página no máximo, sempre haverá uma breve explicação do enredo e a preparação para o grande clímax do final, que te deixará (ou não) de cabelos em pé. Sabe as típicas historinhas que escutamos quando adolescentes, ideais para serem contadas em volta da fogueira e que servem puramente para assustar? É basicamente essa a ideia.

O Livro Maldito é um livro que será mais apreciado por fãs do gênero, mas que pode funcionar com alguém que esteja buscando algo diferente. Acredito que quem bate com a minha idade vai até sentir uma certa nostalgia de quando ficava horas no site Assustador consumindo os tipos de histórias mais creepies e depois passava noites em claro lembrando da garota no corredor do hospital. Quem lembra?

Mas para você que consome muito este tipo de material, isso pode ser um problema também. Como sou adepta do gênero, li O Livro Maldito em três noites, sempre antes de dormir e por mais que contenha alguns contos mais pesados, não são tão impressionantes. De qualquer maneira, fiquei bastante curiosa para conhecer o canal do David e o trabalho do Van. R Souza. Os vídeos narrados de David funcionam, de certa forma, melhor, pois contamos com outras ferramentas de narrativa, como áudios, voz e ambientação.

O que gostei, foi a adaptação que ocorre em algumas histórias em relação a tecnologia em nosso cotidiano, técnica cada vez mais explorada em filmes atualmente. Então, apesar de ser um gênero que nasceu lá nos primórdios da internet, nos fóruns e sites, acredito que podemos buscar outros métodos para se trabalhar para atualizar estes tipos de histórias. Outra coisa que me agrada bastante, é quando o próprio narrador tem envolvimento com o que está sendo contado. Edgar Allan Poe fazia muito isso, dava voz ao narrador homicida.

Outra coisa interessante é que todos os personagens podem facilmente ser algum conhecido de alguém, personagem com hábitos mundanos e atitudes comuns. Isso contribui para que a narrativa ganhe uma atmosfera mais verossímil para o leitor no quesito identificação, mesmo quando há um elemento fantástico revelado no desfecho.

Mesmo dentre todos os pontos positivos, a leitura não foi impactante para mim. Foi divertido e recomendaria, até levaria para uma viagem para contar para amigos, mas não é aquele tipo de leitura que me impressionou ao ponto de ser inesquecível. De qualquer maneira, acho muito bacana lançarem um livro do gênero por aqui, o que garante que novos leitores (do gênero e no mundo da leitura) possam conhecer este subgênero do terror e que novos livros sejam lançados.

  • O Livro Maldito
  • Autor: David Herick & Van R. Souza
  • Ano: 2019
  • Editora: Planeta de Livros
  • Páginas: 208
  • Amazon

rela
ciona
dos