A coleção Inspirando Novos Leitores, da Astral Cultural, tem como objetivo apresentar a histórias de pessoas que com muito estudo e luta conquistaram seus objetivos. No primeiro volume ficamos sabendo sobre a história de Malala, e agora, no segundo livro da coleção, conhecemos a vida de Barack Obama, o 44º presidente dos Estados Unidos.

Barack Obama nasceu no Havaí, passou parte da infância na Indonésia, e mais tarde voltou para o Havaí. Um menino sempre muito estudioso e inteligente, Barack vê seu pai ir embora de casa e é criado somente pela mãe.  É na universidade, em Chicago, que sua vida começa a tomar o rumo para sua vida política. A trajetória da vida de Obama até se tornar o 44º presidente dos EUA é de muita luta pelos direitos das pessoas que ele defendia, primeiro como advogado, depois como Senador, até ser o primeiro presidente negro do pais.

Em 2010, Barack assinou uma lei chamada Lei do Cuidado Acessível, que ajudava as pessoas a consultarem médicos e a irem a hospitais quando tivessem doentes. 

Como o livro é voltado para o público infantil, a narrativa é simples, leve e apresenta as informações de forma muito direta, ao mesmo tempo que sentimos que o objetivo é mostrar que mesmo com dificuldades conseguimos conquistar o que desejamos. Durante a leitura palavras são destacadas, dando ênfase a sua importância e outras ganham a sua explicação no mesmo momento.  Aliado a isso, no final do livro, há um glossário com muitas palavras e seus significados, isso ajuda muito, pois as crianças, e até mesmo alguns adultos, não conhecem termos voltados à política.

Confira a resenha de A História de Malala

Outro elemento muito legal para a criançada  é a linha temporal de momentos-chave na vida de Barack que encontramos no decorrer da leitura. São os tópicos do que foi contado em cada capítulo. Outro ponto importante são as perguntas norteadoras de pensamento que foram inseridas em momentos importantes. Isso ajuda os pequenos a refletir sobre o que aconteceu com Obama e se isso é certo ou não. 

Essa coleção está ficando muito linda. O livro em capa dura e com elementos em relevo já é um convite à leitura. Mas as ilustrações de dentro deixam o livro mais fofo e bonito. No final da edição há um teste com perguntas sobre a vida de Barack, como um teste para relembrar os principais acontecimentos na vida de Barack Obama. 

A História de Barack Obama é uma leitura perfeita para o público infantil. Uma história inspiradora e que mostra o poder do estudo e das causas sociais.

  • Story of Barack Obama
  • Autor: Tonya Leslie
  • Tradução: Loris Lora
  • Ano: 2021
  • Editora: Astral Cultural
  • Páginas: 64
  • Amazon

rela
ciona
dos