ALERTA DE GATILHOS: luto, depressão, ansiedade, ataques de pânico, violência doméstica.

Quem já conhece a escrita da autora Brittainy Cherry, sabe que ao embarcar em suas letras, precisa estar preparado para viver emoções mil. Ela não poupa seus leitores das lágrimas, do sentimento de impotência, mas também sempre acalenta nossos corações com a mensagem de esperança.

Kennedy Lost foi uma garotinha alegre, radiante, iluminada, com um jeitinho todo único de ver a vida, sem se importar com o que pensavam a respeito dela. Seu maior sonho era se tornar uma escritora, ser capaz de tocar as pessoas com suas histórias e usar as palavras longas e diferentes que aprendia com seu melhor amigo, sempre que se encontravam no acampamento de verão. Só que com o passar dos anos, a menina tão viva e sonhadora passou a se distanciar, assim como seu melhor amigo. E agora adulta, após tragédias, Kennedy se encontra vivendo o pior momento de sua vida, presa em um casamento que parece ter terminado há muito tempo, sem amor, sem respeito, oprimida e sufocada, um relacionamento cheio de mágoas, e traumas, que só a fere, sua vida tão colorida se tornou cinza, assim como uma tempestade, marcada por perdas e um luto que a tem consumido. Nem escrever mais ela consegue e para não sucumbir de vez precisa desesperadamente fugir de tudo.

O destino escolhido é a pequena cidade de Havenbarrow, lugar onde sua irmã – Yoana – mora, e que vai emprestar uma casa que ela e o marido recém reformaram para que ela passe o tempo que precisar, e apesar de todo amor e apoio, Yoana estará longe de lua de mel. O que é perfeito para Kennedy, já que ela está precisando se reconectar com si, e curar suas feridas. Só que como toda cidade pequena, ali todos se conhecem e se intrometem uns na vida dos outros, e ao verem uma nova moradora na cidade, logo ficam buscando “conversa”, querendo saber tudo sobre sua vida, independentemente de estarem sendo evasivos, ou não. E entre vizinhos fofoqueiros e intrometidos, ela também vai precisar lidar com o bad boy da cidade, aquele que todos tratam como um homem problema. Uma figura mal-humorada, fria e com um passado sombrio.

“(…) Se nada der certo, dê um empurrãozinho nele. Às vezes, na vida, precisamos de um empurrãozinho pra lembrar que ainda conseguimos nos mover.”

 Só que Kennedy não se intimida facilmente, e não demora para reconhecer naquele homem a dor por trás dos seus olhos, assim como tudo que a fachada de durão tenta esconder. E entre uma interação malsucedida e outra nem tanto, uma constatação pega a ambos de surpresa, fazendo com que precisem encarar algumas outras feridas do passado. Duas pessoas quebradas, que carregam muita culpa, que muito suportaram, cheios de traumas, precisando desesperadamente de alívio, de propósito, de algo que faça, com que toda dor seja ressignificada. A jornada é difícil, tortuosa, mas eles irão descobrir que juntos eles podem encontrar um arco-íris no fim da tempestade que eles têm vivido.

Tempestades do Sul, é uma leitura intensa, dolorosa e aborda diversos temas sensíveis. Mais que um romance, ou drama, é uma história sobre recomeços, superação, culpa e perdão. Ao começar com Kennedy e a tragédia que ronda sua vida, ela carrega muita culpa, e juntar isso com um casamento onde ela sofre agressão psicológica, só tem piorado a forma como ela vive seu luto. Ela precisa de amparo, de compreensão, de alguém que sente ao seu lado em silêncio, que valide a dor que ela está sentindo, que permita que ela coloque para fora todas as emoções que estão entaladas, mas tudo que ela vem encontrando até então é julgamento e resistência.

As palavras que sempre foram suas aliadas também sumiram, ela se tornou incapaz de escrever, e no meio de todo desespero e caos, ela foge de tudo que conhece. A pequena cidade para onde está se mudando é como um refúgio, seu marido ou ex-marido agora não pode mais encontrá-la, sua irmã, que ela tanto afastou está mais do que disposta de ajudá-la, e ali ela acredita que irá conseguir dar um passo por vez, em direção a sua cura. Obviamente que não será fácil, mas uma surpresa inesperada faz com que um fio de esperança surja. Ela encontra em Jax um ombro amigo. Ele que é tido como um homem problema, que as pessoas o tratam mal, o apontam e julgam. Que também está marcado por violência, humilhação e uma culpa que rasga seu coração diariamente. Na verdade, oculta um coração generoso, gentil, por vezes incompreendido e judiado, mas que tenta ser melhor a cada dia, oferecendo aos outros o que nunca foi oferecido a ele.

Eu gostei muito da leitura, acho que Brittainy sempre consegue trazer muita veracidade aos seus personagens, oferecendo ao leitor a oportunidade de identificação, seja, pela dor, pelo momento, ou até mesmo pela situação, porque sabemos que infelizmente existem muitas pessoas que enfrentam, ou já enfrentarem algo semelhante ao que está aqui. E tudo por mais intenso e cru que possa ser, é entregue de maneira sensível, cautelosa e dentro de um enredo que em meio a emoção te faz sorrir.


O que me lembra que preciso fazer duas menções honrosas, a dois personagens muito marcantes, Connor, que é um jovem brilhante, a forma como ele enfrenta a vida, e os problemas é admirável, conseguir ser o alívio cômico, mesmo vivendo um caos particular é como sorrir e fazer sorrir, mesmo quando se está enfrentando momentos de desespero. É guardar a sua dor, para ajudar quem está do seu lado, e isso é algo que poucos conseguem. Eu fiquei muito animada para ler algo só sobre ele – posso sonhar? -, e também a Joy, uma senhora sábia, que é chamada de louca, mas que na verdade é mais inteligente e lucida que todos ali presente – uma das cenas mais lindas e emocionantes tem a presença dela.

“Como eu conseguiria consertar aquilo? Como eu conseguiria convencer um homem que tinha passado a vida inteira lutando pelos outros de que ele também merecia que lutassem por ele, mesmo quando tantas coisas na sua vida pareciam sugerir o contrário?

Eu só não dei cinco estrelas, porque para MIM, algumas coisas foram apenas jogadas e não trabalhadas, e outras senti que foram muito rápido, não desenvolveu. Não estou detalhando do que se trata para evitar spoilers. Mas reforço que é algo muito particular, e que você pode não sentir nada disso. Estou muito animada para conhecer os outros livros da SÉRIE BÚSSOLA. Até a próxima! Bye.

Avaliação: 4 de 5.

  • Southern Storms
  • Autor: Brittainy Cherry
  • Tradução: Carolina Simmer
  • Ano: 2022
  • Editora: Record
  • Páginas: 336
  • Amazon

rela
ciona
dos