Há muito tempo venho indicando para pessoas livros que apaixonariam homens não leitores, até mesmo aqueles que são apaixonados por futebol ou por filmes e séries de intensa troca de tiros. Muitos desses caras não sabem que na literatura existe muita coisa voltada para este gênero, mesmo que no Brasil não seja um estilo literário que faça tanto sucesso.

Mas Agente Oculto é o melhor exemplo deste caso, um livro com ação extrema, digno de chegar ao cinema, que deixaria qualquer leitor fissurado por descobrir mais sobre estes tipos de livros. A série intitulada lá fora como Gray Man, atualmente tem 12 volumes.

No livro vamos conhecer Court Gentry, um mercenário, daqueles que topam qualquer serviço por dinheiro, aceitando matar quem quer que seja para conseguir uma boa bolada na sua conta. 

Sua enorme competência em conseguir matar nos mais diferentes cenários faz com que ele vire um grande aliado do poder americano. A CIA gosta muito dos seus serviços, quando a lei não está do lado do problema que eles precisam resolver, eles chamam seu fora da lei favorito para por um ponto final naquilo que a incomoda.

É assim que Court acaba descobrindo segredos que não deveria e tem sua cabeça colocada a prêmio. Agora ele não sabe em quem confiar, porque se ele ajuda a CIA, não deve ser o único a fazer este tipo de serviço, e talvez seu prazo de validade tenha acabado de chegar ao fim.

Agente Oculto é um baita livro, com um enredo digno de hollywood, personagens bem definidos desde o começo, muita ação, sem nenhuma barriga onde a história perderia a força ou faria o clima de tensão e a atenção do leitor diminuir, ele ocorre o tempo inteiro no máximo de perigo, com vários mistérios precisando ser descobertos e um protagonista que se mete em apuros o tempo inteiro.

O livro fez tanto sucesso que ganhou uma adaptação pela Netflix, o filme estreou ano passado, mas infelizmente, para mim, o longa, apesar de ter um ótimo elenco como Ryan Gosling e Chris Evans, não chegou nem aos pés da obra original.

As cenas de ação retratadas nas páginas com certeza têm um peso muito maior quando assistimos elas pela televisão. Uma descrição bem feita de uma troca de tiros, como as que o autor Mark Greaney nos apresenta no livro, duram muito mais que os rápidos segundos da adaptação. Mesmo que não vejamos o rosto do personagem principal, estamos ali com ele, aguardando o próximo ato para saber qual será a solução que ele irá tirar da cartola.

O livro tem um ritmo intenso, como poucas vezes vimos na literatura, é tiro, porrada e bomba o tempo todo, como em um daqueles filmes do Missão Impossível, e em alguns momentos o leitor pode até imaginar que seria mesmo impossível que Court Gentry faça tudo o que lemos aqui e ainda continue vivo. Mas esta magia da ficção acaba tornando tudo possível e a qualidade do texto ainda melhor.

Agente Oculto é um livro para quem gosta de filmes de ação tipo aqueles do Van Damme ou aqueles recheados de das coisas quase inacreditáveis que o Tom Cruise faz sem um dublê. Essa é uma leitura que serve como uma boa porta de entrada para quem quer adentrar no mundo da leitura, mas ainda não achou algo que lhe prenda.

Avaliação: 5 de 5.

  • The Gray Man
  • Autor: Mark Greaney
  • Tradução: Cláudio Carina
  • Ano: 2022
  • Editora: Globo Livros
  • Páginas: 378
  • Amazon

rela
ciona
dos