O conjunto de temas que caracterizam uma obra estão presentes em muitas narrativas, mas ao mesmo tempo são desconhecidos. Hoje quis apresentar um conteúdo diferente, que não é muito estranho assim. Vocês provavelmente já ouviram falar de tropes literários, certo? Pois é, alguns até podem saber do que se trata, mas conheço um monte de gente que não faz ideia do que é.

Vamos desvendar o mistério? Trope literário é nada mais e nada menos que um padrão narrativo utilizado para dar desenvolvimento na história que se deseja contar. Os tropes têm o objetivo de caracterizar a trama da história, seja livros, séries, filmes, animes, etc. Muito provavelmente você já tenha se deparado com um livro que tenha romance entre amigos, casal que se odeia no início e se ama no final, o escolhido que deve salvar o mundo de algum mal, e por aí vai.

Age Gap

Começo a lista com um dos meus tropes favoritos, age gap. Este diz respeito aos relacionamentos com diferença de idade entre os personagens. Birthday Girl – Penelope Douglas é um livro bem polêmico e tem dividido opiniões ao longo dos anos. Aqui é a história de Jordan, uma garota de 19 anos que está lutando para viver, e de Pike, um homem de 38 anos. Se a idade por si já é questionadora, descobrimos logo no início que Pike é pai do (ex-)namorado de Jordan.


Enemies to lovers

Esse trope é bem famosinho no mundo de bookstans. Ele trata de personagens que se odeiam no começo do livro e depois acabam por se apaixonar. Em Disputa Irresistível, de Vi Keeland, os personagens principais são colegas de trabalhos e estão competindo por um cargo. A rivalidade começou quando, no primeiro dia de trabalho dela, ele viu ela a vandalizar seu carro. Façam suas apostas! Será que é uma história boa?


Slow Burn

Slow burn é basicamente aquele seguimento mais lento no livro. Isso não significa que deve necessariamente ser cansativo, apenas lento. Mariana Zapata deveria ser considerado um elogio dentro desse trope. All Rhodes Lead Here conta a história de Rhodes e Aurora. Aurora volta para sua cidade natal e aluga um apartamento na garagem de uma casa. Rhodes fica furioso porque ele não colocou sua garagem para aluguel, mas sim seu filho. O livro tem um desenrolar lento o romance deles, mas repito: nada chato. Esse livro também adentra no padrão de age gap.


Sunshine X Grumpy

Como o próprio nome já diz, é aquele livro em que um dos personagens é muito animado ou alegre e o outro mais rabugento. Tenho uma lista interminável para esse trope, mas vamos lá: Heartless de Elsie Silver apresenta as férias de Elsie quando ela vai visitar a amiga que vive em uma cidadezinha. Lá, para ajudar o cunhado da amiga, que é pai solteiro, torna-se babá do filho dele. O desenrolar é muito fofo e bem construído, especialmente ele sendo todo mal-humorado e ela bem solta e desbocada. Um casal desses? Amamos ver.


Fake Dating

Trope que conecta personagens em um relacionamento amoroso falso por algum motivo ou conveniência e, em consequência disso, eles acabam por se apaixonar de verdade. Em Namorado de aluguel, de Kasie West conhecemos o namorado de Gia, que termina com ela no estacionamento do baile de formatura. Ela encontra Hayden esperando sua própria irmã no estacionamento. Para não passar vergonha depois que todos esperam conhecer o seu namorado, eles fazem trato de uma noite. Porém, ao longo do livro surgem mais situações em que precisam mentir sobre estarem namorando.

rela
ciona
dos