Gesche Gottfried foi uma famosa serial killer alemã do século XIX. Ela nasceu em 6 de março de 1785 em Bremen, Alemanha, e é conhecida por ter cometido uma série de envenenamentos entre os anos de 1813 e 1827.

O Anjo de Bremen era considerada uma mulher encantadora e atraente, sua dedicação com que cuidava os doentes, a ajudava a conquistar a confiança de suas vítimas. Ela utilizava veneno para assassinar pessoas próximas a ela, incluindo seu pai, marido, filhos e amigos. Estima-se que ela tenha matado cerca de 15 pessoas, principalmente através do uso de arsênico.

Seu modus operandi era mascarado no preparo de torradas com Manteiga de Camundongos, uma mistura de banha animal com o veneno, utilizado para matar ratos e que era livremente vendido na época.

Acredita-se que os motivos de Gottfried para cometer esses crimes incluíam a obtenção de heranças e os valores vindo dos seguros de vida de suas vítimas, bem como o desejo de se livrar de pessoas que poderiam descobrir seus atos criminosos. No entanto, seus crimes começaram a levantar suspeitas, e ela foi finalmente presa em 1828.

É neste trecho que a ficção encontra a história. Na graphic novel de Peer Meter e Barbara Yelin conhecemos uma jovem escritora que chega em Bremen para escrever um relato de viagem, porém a cidade só fala de um único assunto: a execução de Gesche Gottfried. Curiosa sobre o caso e pela misteriosa mulher, a jovem passa a procurar informações afim de entender o julgamento da população e as reais motivações de Gesche.

O cenário misterioso faz da leitura uma experiência cativante. A arte de Barbara Yelin capta todo o realismo da época, dando um toque sombrio a história, perfeito para contar uma jornada marcada por ambição, calculismo e morte.

A história de Gesche Gottfried se tornou famosa na Alemanha e despertou interesse tanto pela sua fachada de “boa cidadã” quanto pela natureza fria e calculista de seus crimes. Ela é considerada uma das primeiras serial killers documentadas na história alemã.

Avaliação: 4 de 5.

  • Gift
  • Autor: Peer Meter e Barbara Yelin
  • Tradução: Rebecca Paola Gerndt
  • Ano: 2022
  • Editora: Darkside Books
  • Páginas: 208
  • Amazon

rela
ciona
dos