A Astronave Pirata e Outras Histórias é uma graphic novel publicada pela Pipoca & Nanquim e que faz parte da Coleção Crepax. A ideia da editora é publicar a obra do quadrinista italiano Guido Crepax. Essa é a segunda publicação da coleção que já conta com quatro volumes, Coleção Crepax: Drácula, Frankenstein e Outras Histórias; Coleção Crepax: O Médico e o Monstro e Outras Histórias; e Coleção Crepax: O Bebê de Valentina e Outras Histórias. Todos eles podem ser lidos de forma independente, pois as histórias aqui estão organizadas por temática. Esse segundo é focado em ficção científica.

Aqui também temos a grande personagem de Guido Crepax: Valentina. Nesta edição, a fotógrafa de moda mais enigmática dos quadrinhos se vê diante de situações que beiram o absurdo, e que só fazem sentido dentro do universo sensorial criado por Crepax. Ela enfrentará uma sonda espacial que copia qualquer criatura terrestre, lidará com a visita inesperada de um astronauta silencioso em seu jardim e cruzará o caminho de guerreiras implacáveis vindas de Mercúrio. Tudo isso, claro, atravessado por seus próprios devaneios eróticos e visões surreais, se misturam em tramas que desafiam a lógica linear e mergulham fundo no inconsciente.
Eu não conhecia Guido, mas fiquei muito feliz em compreender a importância da sua obra. Além do conteúdo visual hipnótico e narrativo desafiador, o volume traz prefácio assinado pelo editor italiano Franco Cavallone, além de outros textos riquíssimos sobre a obra de Crepax e até uma entrevista fictícia com Valentina, em que a personagem dialoga com o leitor como se fosse uma diva saída das páginas direto para a realidade. Considerado um gênio italiano, Guido redefiniu a narrativa gráfica com seu traço sofisticado e sua mente inquieta. Suas narrativas são carregadas de metalinguagem, erotismo, sci-fi com uma pegada vintage e psicodelia.

O grande destaque do volume é a história-título “A Astronave Pirata”. Aqui, os protagonistas são bucaneiros cósmicos descendentes de figuras como Louis Armstrong, Leon Trótski e Francis Drake, lutando contra um sistema opressor em meio a uma estética retrô-futurista. É ficção científica com alma revolucionária, embebida do espírito contestador das décadas de 60 e 70. Uma loucura!

Achei bem interessante as chamadas “fábulas robóticas”, três histórias (A Força da Gravidade, Valentina de Botas e Marianna Vai ao Campo) que colocam Valentina num hospital psiquiátrico, onde a tênue linha entre realidade e delírio se rompe de vez. Mistério, paranoia e uma pitada de noir invadem as páginas nesse trecho da coletânea. Sem dúvidas, Valentina é uma personagem cheia de camadas e mistérios.
Além disso, conhecemos Belinda, uma nova heroína cheia de atitude. Em “Belinda Contra os Rouba-Discos”, ela parte em sua moto possante para enfrentar uma gangue que anda aterrorizando as danceterias e lojas de vinil da cidade. Punk, pop e um toque de nonsense marcam a estreia dessa gata envenenada que carrega toda a rebeldia das criações de Crepax. Aqui, mais uma vez, fica clara a criatividade de Guido.
Esse é um presente para colecionadores e amantes do quadrinho autoral. Se você é fã de HQs que não têm medo de ser ousadas, sensuais, intelectuais e visualmente arrebatadoras, não pode deixar essa edição passar batida.

- The Complete Crepax: The Time Eater And Other Horror Stories: Volume 2
- Autor: Guido Crepax
- Tradução: Júlio Schneider
- Ano: 2024
- Editora: Pipoca e Nanquim
- Páginas: 412
- Amazon


