Mundo Apocalípticos: Histórias do Fim dos Tempos é uma coletânea de vinte e dois contos de ficção-científica focados no pós-apocalíptico idealizado por John Joseph Adams, editor e publishers das revistas eletrônicas Lightspeed e Nightmare. Ele é organizador de várias outras antologias, porém mais nenhuma foi traduzida aqui no Brasil. Mas eu aguardo ansiosa outras publicações!

Quando a Editora Minotauro anunciou em suas redes sociais a publicação desse livro, eu fiquei muito empolgada, pois continha um conto da Octavia E. Butler, minha autora favorita de ficção-científica. E, óbvio, que mais dois outros nomes me chamaram atenção por saber que são autores bastante famosos do qual eu nunca havia lido algo relacionado à ficção-científica deles: Stephen King e George R. R. Martin.

O conto que dá abertura ao livro é O Fim da Confusão Toda que é justamente o do Stephen King. O conto relata a descoberta de uma fórmula para toda a agressividade humana. O irmão do cientista que descobriu isso, vai nos contando como essa descoberta acabou dando muito errada e quem pagou por esse erro foi toda a humanidade. Confesso que eu esperava mais dessa história por ter sido escrita pelo King, mas ainda assim a história é muito interessante, pois nos relata que apesar de queremos agir com boas intenções, isso não significa que devemos fazer algo sem que todas as partes envolvidas saibam.

Algo irá crescer aqui, um dia. Assim espero. Você está lendo isso?

Sons da Fala, da Octavia E. Butler, está entre meus contos favoritos. Nesse conto acompanhamos Rye em sua busca por parentes que ainda pudessem estar vivos. Um vírus se alastrou sobre a humanidade e aqueles que não acabam morrendo são afetados de modo que não sabem mais se comunicar como antes. A fala, a escrita e a leitura não são mais entendidas. Os gestos, murmúrios e grunhidos são a nova comunicação entre as pessoas, como também o próprio punho e armas. Sendo incapaz de ter uma comunicação efetiva, a humanidade vive em guerra consigo mesma além de descontar toda a sua frustração nos outros. Como buscar um verdadeiro entendimento com as pessoas quando não dá para saber em quem confiar?

E nesse mundo onde a única linguagem conhecida por todos era a linguagem corporal, estar armado quase sempre bastava.

Há um outro conto que fala sobre a guerra, que na minha opinião foi o mais tocante de todos. Pão e Bombas da Mary Rickert nos relata, pela visão de uma criança, o sofrimento que outras duas crianças e seus pais sofreram pela guerra e também na comunidade onde moram. Em sua inocência ela não entende que os adultos acabam por ser preconceituosos com a família e que algo terrível pode vir a acontecer. Esse conto me deixou com lágrimas nos olhos, pois de todos os contos, esse parece ser o mais próximo de nossa realidade atual. Foi extremamente doloroso uma cena em que um pão é oferecido e é recebido com lágrimas de medo e tristeza.

Estranho olhar para trás e acreditar que aquela era eu que era menos nós. Você continua sendo quem foi na época?

Não tenho como falar de todos os vinte e dois contos de Mundos Apocalípticos aqui, mas acredito que o livro que se enquadre tanto para os leitores mais afoitos de ficção-científica quanto para os que estão iniciando o gênero, pois por serem contos a leitura pode ser intercalada com livros mais leves.

Essa coletânea de contos de Mundos Apocalípticos é bem diversificada e foge da perspectiva de tantas outras histórias em que o mundo acaba por conta de zumbis, alienígenas ou similares. Tudo o que aconteceu veio por conta dos humanos, sejam eles conscientes disso ou não. Os contos se intercalam entre sombrios, esperançosos e até mesmo catastróficos. Contos em que a humanidade não pode ter nenhuma esperança de redenção e outros em que as catástrofes acabaram por abrir novas portas tecnológicas para a humanidade. O que mais me encantou nessas histórias foi a capacidade de cada autor em criar universos únicos e absolutamente complexos sobre o fim do mundo envolvendo além do científico, o psicológico e o filosófico.

“A gente solta um grande grito de triunfo quando o último carro mergulha, borbulhando, e some abaixo da superfície. A última pessoa a sair do planeta pode apagar as luzes, por favor?”

Alguns poucos contos não me agradaram completamente, mas ainda assim a realização de sua leitura valeu muito a pena. Principalmente porque lendo livros que retratam o fim sempre me dão uma sensação estranha de preparação para o pior. Com a leitura de Mundos Apocalípticos não foi diferente. Se algo assim acontecer, será que estaremos realmente preparados para enfrentar?

  • Wastelands: Stories of the Apocalypse
  • Autor: John Joseph Adams
  • Tradução: Rogério Galindo, Rosiane de Freitas
  • Ano: 2019
  • Editora: Minotauro
  • Páginas: 496
  • Amazon

rela
ciona
dos

Deixe seu comentário

23 Comentários

  • Lily Viana
    28 janeiro, 2020

    Olá!
    Uau, não sou muito de contos mas esse me chamou bastante atenção. A historia é bem envolvente e bem uma mistura de mistério com suspense. Gostei muito e irei colocar na lista dos desejados.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    • Crislane Barbosa
      01 abril, 2020

      Oi, Lily!
      Cada conto vale a pena ser lido. Espero que goste quando ler. <3

  • ELIZETE SILVA
    28 janeiro, 2020

    Olá! Acho que essa é uma boa opção para aqueles que como eu, pretendem diversificar suas leituras e dar uma chance a gêneros que não estão presente no seu dia-a-dia como leitor, realmente o fato de serem contos contribui muito, pois é possível lê-los rapidamente e intercalar com outras leituras, esse é um tema bem interessante, ainda mais quando vivemos em mundo, em que muitas vezes a ficção esta cada dia mais próxima da realidade.

    • Crislane Barbosa
      01 abril, 2020

      Oi, Elizete!
      Sim! Alguns contos são tão reais que dá um medo. Nossa realidade está bem aí…. #medo

  • Veronica Vieira
    24 janeiro, 2020

    Muitos pontos fracos meus em um só livro, Ficção cientifica, contos, e apocalipse.
    Acho que não estou preparada para esse livro

    • Crislane Barbosa
      01 abril, 2020

      Oi, Verônica!
      Já foi fisgada! Já pode ir ler essas maravilhas. hahaha…
      Beijão!!

  • RUDYNALVA SOARES
    21 janeiro, 2020

    Crislane!
    Sou uma adoradora de livros de contos e ainda mais quando eles tem esse tom mais sinistro e com autores excepcionais.
    Não conhecia ainda, mas já quero poder apreciar todos os 22 contos do livro e me deliciar com a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    • Crislane Barbosa
      01 abril, 2020

      Oi, Rudynalva!
      Então já pode ler e se deliciar com esse contos.
      Tem cada conto realmente incrível!!
      Bjus!!

  • Ana
    20 janeiro, 2020

    Contos de ficção científica… Taí um livro que nunca me passaria pela cabeça em ler, mas confesso que conto nesse estilo do Stephen King me deixou um tanto quanto curiosa…

    • Crislane Barbosa
      01 abril, 2020

      Oi, Ana!
      Dá uma chance! <3

  • Rayane S.
    19 janeiro, 2020

    Que coletânea maravilhosa, fiquei super curiosa.Tenho uma queda pela temática, gosto muito desse gênero pois a infinitude de visões que podem ser exploradas nesses livros são incríveis. Adorei saber que tem um conto do King. Quero muito ansiosa para ler esse livo!!

    • Crislane Barbosa
      01 abril, 2020

      Oi, Rayane!
      SIm!!! As visões de cada um trazem dá uma bugada na nossa cabeça. São contos incríveis!!

  • Nyttah M.
    18 janeiro, 2020

    Mesmo com algumas ressalvas apresentadas na resenha, acho uma obra interessante pra quem quer começar a se aventurar na área da ficção científica. Tinha muita fé no conto do King, pois gostei do livro dele “Tripulação de esqueletos” (acho que é esse o nome). Dentre todos, o que mais me atraiu foi “Sons da fala”. Octavia é uma das autoras mais exaltadas ultimamente e confesso que não conheço nada das obras dela, mas adorei a premissa do conto. De início pensei: “Ah! A loucura do não pode falar, não pode ver… De novo!”
    Mas, prosseguindo lendo a resenha, fiquei curiosa sobre como a humanidade se adaptaria sem uma forma imediata de expressar sentimentos e pensamentos… E como llinguagem – pensamentos- ssentimentos – comportamento se retroalimentam… Com certeza, vou pesquisar mais sobre Octavia. Wishlist direto! Obrigado pela indicação ????

    • Crislane Barbosa
      01 abril, 2020

      Oi, Nyttah!
      Não conheço esse livro “Tripulação de esqueletos” do King!!!
      A Morro Branco lançou o conta da Octavia pelo Projeto Cápsula. Está no site deles caso queira ler. <3 AMO!!

      • Nyttah M.
        01 abril, 2020

        Obrigada pela dica!!! Vou procurar ja. Não sei de que ano é “Tripulação de esqueletos”, mas acho que tem uns 25 anos, pois li alguns contos a bastante tempo. Um que me marcou bastante foi o “A névoa”, que saiu filme recentemente acho eu.

  • aryela_souza
    18 janeiro, 2020

    Vi muitas criticas positivas em relacao ao da Octavia, que acho que foi lancado separadamente depois, se nao me engano, mas eu não curto tanto livros de contos, nao funciona tanto pra mim, exceto os da clarice lispector rs.

    • Crislane Barbosa
      01 abril, 2020

      Oi, Aryela!
      A Morro Branco lançou o da Octavia pelo Projeto Cápsula. Está no site deles caso queira ler. É muito bom mesmo!!! Dá uma chance! <3

  • Angela Gabriel
    18 janeiro, 2020

    Sou apaixonada por contos e meus olhos já brilharam com o título do livro e depois lendo a resenha, preciso urgente deste livro!
    Puxa, King, Octávia e tantos outros autores fabulosos escrevendo sobre este universo fim do mundo, deve ter sido uma experiência única!
    A capa é um show à parte e o livro está indo para a lista dos mais desejados!!
    Beijo

    • Crislane Barbosa
      01 abril, 2020

      Oi, Angela!
      Muito feliz que gostou da resenha. Indico muito esses contos que são muito, muito incríveis!! Foi uma experiência divertida passando por momentos mais sérios até chegar a um nível de “Meu Deus”!!!!.

  • Maria Alves
    18 janeiro, 2020

    Gosto dessas histórias de fim de mundo, porque acho que podem acontecer rs. Essas da Guerra já me deixaram com vontade de ler, gosto do tema, embora seja muito sofredor. Difícil mesmo em um livro de contos gostar de todos sempre tem algum que não agrada. Pena o do King não ter sido tão bom, confesso que esperava que fosse.

    • Crislane Barbosa
      01 abril, 2020

      Oi, Maria!
      Também acho que pode acontecer. rsrs… Então vamos nos preparar viu? // O do King é bom, mas faltou algo a mais, sabe?

  • Bruna Prata
    17 janeiro, 2020

    Por mais curiosa que eu tenha ficado em relação aos dois contos citados, possuo um problema seríssimo em ler contos, sempre quando tento ler acabo odiando ou entrando em ressaca literária, sem falar que ficção não entra no meu top 5 de gêneros favoritos. A trama parece ser bem interessante, mas temo que não funcione para mim.

    • Crislane Barbosa
      01 abril, 2020

      Oi, Bruna!
      Vai lendo devagar. As histórias são realmente incríveis! Vai valer a pena demais.
      Beijão!!