Se você é leitor antigo, não apenas no quesito idade, mas também em observações dos lançamentos e rumos percorridos pelo mercado editorial brasileiro, deve se lembrar de O Mundo de Sofia. Publicado em 1991 pelo escritor e professor norueguês Jostein Gaardner, e traduzido para o português brasileiro em 1995, o curioso livro se aproveita das possibilidades da ficção para apresentar a história, teorias e principais pensamentos da filosofia ocidental para leitores de todas as idades.

Embora discursos e explicações filosóficas, em sua complexidade e profundidade, não sejam fáceis de descrever em livro, O Mundo de Sofia era razoavelmente simples em sua escrita e proposta narrativa. Ali, uma menina recebia mensagens e postais misteriosos de uma pessoa que dialogava com Hilde Møller Knag, ambos completamente desconhecidos por Sofia. A medida em que o mistério desenrolava, descobríamos mais e mais detalhes sobre do pensamento filosófico grego clássico, chegando até contemporâneos teóricos contemporâneos como Marx, Freud e Sartre.
Após vender mais de 1 milhão de exemplares somente no Brasil, em 2023 o livro passou por projeto de adaptação e reformulação para o universo dos quadrinhos, sendo publicado em dois volumes e dividido em “Primeira parte: de Sócrates a Galileu” e “Segunda parte: de Descartes à Atualidade”, este, publicado esse ano pela Companhia das Letras através do selo Seguinte.
Sendo a filosofia um campo importantíssimo para a construção do pensamento e consciência crítica do indivíduo, contribuindo para a percepção de diferentes visões e construções de mundo, bem como, para o entendimento de que o conhecimento sempre se encontra atrelado às variadas ramificações da ciência, política e existência, é adorável, para não dizer louvável, a publicação do livro em novo formato.
Enquanto muitos retornam seu foco para a alienação disfarçada de certeza absoluta e sua inteligência para a recepção de respostas simples, simplórias e generalistas sobre problemas complexos, reencontrar, ou permitir que novos leitores se deparem com o pensamento filosófico é como uma pequena brisa de esperança em tempos difíceis. É saber ainda ser possível direcionar e permitir que jovens formulem suas próprias visões de mundo com base em questões, teorias e reflexões que lhes parecem ser mais apropriadas e, no momento em que perceberem que aquilo já não lhes faz sentido, reconhecer sempre ser possível aprender e reformular suas próprias convicções.


Tudo é delineado ao longo dos dois volumes de O Mundo de Sofia em Quadrinhos e, ainda que você inicie sua leitura pela segunda parte, é perfeita e completamente possível compreender e aproveitar a leitura como se tivesse entrado nesse mundo desde a primeira página da primeira parte, afinal, em teoria, todos tivemos alguma base filosófica em nossa vida!
Felizmente, para a leitora que vos fala, filosofia se tornou um terreno aconchegante apesar da sofrência para entendimento – busquem os livros escritos por filósofos e vocês entenderão meu comentário – desde o mestrado. Foi a filosofia quem construiu a base para as questões e reflexões de minha dissertação. Foi a filosofia quem permitiu encontrar os posicionamentos e pensamentos com os quais mais concordava. Foi a filosofia quem permitiu que campos como a crítica a ciência, tecnologia e literatura se unissem para formar grande parte daquilo que acredito, estudo e trabalho até hoje. É a filosofia quem direciona um de meus princípios profissionais na educação: o de que todo conteúdo pode ser atrelado com algum tipo de diálogo para construção de consciência crítica!
Com escrita acessível, quadrinhos simples, ilustrações coloridas, trama cativante e uma surpreendente maneira de atrelar, não apenas movimentos artístico filosóficos, mas também pensamentos de teóricos como Freud, Darwin e Camus, O Mundo de Sofia é uma jornada instigante pelos confins de um campo tão perigoso quanto libertador, tão reacionário quanto conservador, tão aconchegante quanto conflitante. Esse é um quadrinho para os jovens leitores, para auxiliar seus estudos, mas também para acompanhar seu amadurecimento.
O Mundo de Sofia Em Quadrinhos é um quadrinho para os leitores adultos, para recordar sua época de estudos, mas também para relembrar que, enquanto vivermos, nunca deveríamos deixar de aprender! A edição é ilustrada por Nicoby, com cores de Philippe Ory e roteiro de Vincent Zabus. A tradução é de Julia da Rosa Simões.

- Le Monde De Sophie: Volume 2
- Autor: Nicoby e Vincent Zabus
- Tradução: Julia da Rosa Simões
- Ano: 2025
- Editora: Seguinte
- Páginas: 264
- Amazon


