Em 2013, surgiu o grupo que iria revolucionar a indústria do K-Pop e levar esse estilo de música para o mundo todo. Bangtan Sonyeondan, mais conhecido como BTS, é o grupo de K-POP mais famoso no mundo. Formado por RM, SUGA, J-Hope, Jin, Jungkook, V e Jimin, o grupo atingiu uma fama fora do normal depois de lançar o single em inglês, Dynamite.

São anos de história, com muitas músicas e vários recordes sendo quebrados no mundo da música. Então, às vezes, para entender como esses meninos conquistaram toda essa fama, é necessário uma vasta pesquisa. Assim, para facilitar a vida de quem quer conhecer o BTS e até mesmo como um item de coleção para o Fandom, o Army, a editora Astral Cultural lançou o livro BTS: Reis do K-Pop, uma espécie de biografia não autorizada, da autora Helen Brown.

O livro é dividido em dezenove capítulos, sendo dez sobre a trajetória do grupo, sete sobre os membros e dois com um quiz e suas respostas. A parte da trajetória do grupo é muito interessante e apresenta informações sobre programas de TV, recordes que eles adquiriram, o tema dos álbuns lançados e muitas outras informações. Já nos capítulos voltados aos membros, conhecemos a história de como eles chegaram até a Big Hit virando membro do BTS. Também há informações sobre suas personalidades e gostos. É sempre muito bom ficar sabendo mais sobre os artistas que gostamos e acompanhamos.

Confira a resenha de BTS: Bíblia Não Oficial

Durante todo o livro há perguntas que testam o conhecimento das fãs e no final há um capítulo com vinte questões gerais sobre o grupo e os membros. Bem legal, pois traz informações novas que não estão nos textos dos capítulos. Mesmo como fã, teve muitas informações que adquiri com essas perguntas.

“Desde que apareceu no cenário musical, o BTS superou seus próprios limites várias vezes e não parou de quebrar recordes, ganhar prêmios e fazer colaborações com grandes artistas. Não à toa o grupo coleciona momentos importantes em sua carreira.”

A autora tem uma escrita bem simples e direta, ela foca em dar o máximo de informações nos capítulos de cada assunto. Confesso que não percebi uma “voz” de fã na narrativa, mas sim algo mais jornalístico ao apresentar as informações. Não que isso seja importante, mas já li livros escritos por fã e há uma narrativa mais amorosa ao apresentar as informações (minha crítica de Army). O importante é que não faltam informações e que eu fiquei sabendo um pouco mais sobre os Reis do momento e do meu coração. 

Ótimo para quem quer uma visão mais ampla sobre o BTS e perfeito para o Army, BTS: Reis do K-Pop apresenta as informações mais importantes sobre o grupo e sobre os artistas incríveis que o compõem. Vamos encontrar informações que vão desde o debut do grupo até o lançamento do álbum Map of The Soul: Persona, que foi lançado em abril de 2019.

  • BTS: Kings of K-POP
  • Autor: Helen Brown
  • Tradução: Luiza Marcondes
  • Ano: 2019
  • Editora: Astral Cultural
  • Páginas: 128
  • Amazon

rela
ciona
dos