Domador de Palavras é o mais recente livro de poesias de Iara Clarice Sabino, lançado pela Artêra Editorial em 2022. Na obra a autora reúne poemas escritos entre os anos e 2016 a 2021, onde consegue abordar de forma bastante ampla (e intensa) diversos sentimentos que o ser humano se depara ao longo da vida

Sendo assim, a leitura não é monotemática, o que já é um ponto positivo para essa leitora. Vai falar sobre amor, amadurecimento, sonhos, solidão, alegrias, resiliência, saudade e amor também. 

De forma geral esse livro foi um convite para eu revisitar esse gênero que há muito eu não visitava, então me senti realmente abraçada por muito do que a Iara escreveu aqui. Acho que ela consegue cativar identificação com o leitor além de causar reflexão em suas palavras.

Dá pra perceber, principalmente pelos horários que a Iara escreveu a maioria dos seus textos, que isso faz parte intrinsicamente dela, é algo que a integra, da sua rotina. Dá pra perceber o comprometimento que ela possui com sua inspiração para a escrita.

O que é saudade?
Saudade é um relógio
Que só funciona no sentido anti-horário.

Destaco aqui alguns poemas de destaque para mim, como Acreditar Para Colher Estrela, que abre a obra, Ciranda da Vida que vai falar sobre a relação de uma avó costureira com sua neta, Cordilheira que vai falar sobre a confusão de sentimentos que as vezes somos e Silêncio Perdido, que nos lembra o quanto o silêncio pode ser ensurdecedor.

Pra quem não tem costume de ler livros do gênero, acho que vale a super a pena dar uma oportunidade, não é uma leitura que você precisa fazer de uma só vez. Leia um, dois poemas e tire um tempo para absorver o que está sendo dito, que não necessariamente está ao pé da letra, tá? No meu caso eu li em duas partes e achei que não interferiu em nada meu entendimento, então vai do teu feeling.

Na edição podemos perceber que a autora vai citar alguns poetas que a inspiraram, como Renata Pallottini, Bruna Lombardi que já lançou vários livros dentro do gênero, como Poesia Reunida e Jogo da Felicidade. E Paulo Leminski, poeta, músico e jornalista.

Diante disso percebe-se que a Iara tem ótimas referências ao longo da sua jornada como domadora de palavras.

Você pode conhecer mais sobre a obra através desse link.

  • Domador de Palavras
  • Autor: Iara Clarice Sabino
  • Tradução: -
  • Ano: 2022
  • Editora: Artêra Editorial
  • Páginas: 105
  • Amazon

rela
ciona
dos