Dona de uma voz inesquecível e incomparável, Tina Turner é considerada a rainha do rock ‘n’ roll e até hoje, sua música se faz presente no cenário musical. Em Minha História de Amor, escrita pela própria Tina Turner, acompanhamos a fundo a vida pessoal e profissional dessa cantora que iniciou sua carreira em 1958 e que até hoje, segue atravessando gerações com sua música.

Nascida Anna Mae Bullock, em Nutbush, interior do Tennessee (Estados Unidos), e mais conhecida como Tina Turner, a cantora começou profissionalmente em 1955, com a banda The Kings of Rhythm, mas sua carreira musical, propriamente, teve início em 1958, quando a banda adquiriu notoriedade e Ike, seu ex-marido e parceiro profissional, mudou o nome do show para Ike & Tina Turner Revue.
As dificuldades e abusos sofridos por Tina em seu casamento de 16 anos com Ike Turner, apesar de ter se tornando de conhecimento do público, é uma ínfima parte dos traumas que a cantora carrega. Desde a sua infância, Tina revela ter tido uma vida difícil, principalmente, no relacionamento com a mãe. Se não bastasse o abandono da mãe aos 11 anos de idade e do pai aos 13, a cantora não apenas perdeu a sua noção de família, como também a ideia de um lar, uma vez que passou de casa em casa, seja com primos, avós e até desconhecidos, para tentar sobreviver. Tina revela em Minha História de Amor que desde criança sabia que não era desejada, mas que isso nunca a impediu de cuidar da mãe e fazer tudo o que podia por ela.
O casamento com Ike Turner já se iniciou de modo turbulento, quando o cantor a propôs em casamento, provavelmente como a cantora revela no livro, para fugir de algum problema com suas ex-mulheres. Além do casamento ter ocorrido às pressas em Tijuana, após o acontecimento, Ike a levou para um bordel para “comemorarem” seu casamento. Ike não só tinha um comportamento absurdamente agressivo e possessivo, mas também tinha problemas com drogas e mulheres. Tina ressalta que além dos danos físicos e psicológicos que ele lhe causava, seu maior medo era que seus filhos acabassem apresentando o mesmo comportamento do pai.


A vida ao lado do ex-marido era insuportável, todavia se libertar dela foi ainda mais difícil e diversas vezes colocou sua vida em risco, como conta a cantora. Contudo, apesar das dificuldades que envolveram sua vida, sua ascensão na carreira em 1980 a transformaram e é muito interessante durante a leitura, ver as amizades que desenvolveu e como isso foi importante para o seu processo de recuperação.
Minha História de Amor não é apenas uma autobiografia de uma das cantoras mais conhecidas do mundo. Mas uma história de dor, abusos, empoderamento e muita superação. Prestes a comemorar 80 anos, Tina Turner acredita que sobreviver ao que ela sobreviveu havia um propósito em si, e provavelmente, contar a sua história é um deles. E foi isso o que ela fez nesse livro.

O livro nos permite não só adentrar o mundo de Tina Turner, mas também de partilhar alguns desses sentimentos que a cantora viveu. É muito doloroso acompanhar tudo o que ela passou durante a sua luta, mas damos boas risadas também com as aventuras que ela já aprontou. Sem contar, que dá um quentinho no coração quando Tina relata o seu romance com Erwin Bach e como ele é o responsável por ela continuar viva.
Acredito que todo fã de Tina Turner não perderá a oportunidade de conhecer mais afundo a vida e às relações que moldaram essa mulher tão icônica. Contudo, mesmo para quem não é fã, mas conhece e admira Tina Turner, ou simplesmente gosta de uma boa biografia, vale a pena conhecer mais a história da cantora que inspira gerações. Fica a dica dessa maravilhosa autobiografia!
![]()

- My Love Story
- Autor: Tina Turner
- Tradução: Carolina Simmer
- Ano: 2019
- Editora: BestSeller
- Páginas: 224
- Amazon



11 Comentários
Olá! É muito bom nos depararmos com biografias tão verdadeiras, que mais do que nos apresentar a vida de uma personalidade famosa, mostra suas batalhas, as situações que enfrentou, que são vividas por muitas outras mulheres, e podem servir de inspiração para que outras mulheres também possam ser libertar de seus medos e angústias.
Oii Izabela 😉
Gosto das musicas da Tina, mas não acho que esse seja um livro para mim pois não gosto muito de autobiografias!
Gostei de saber que ela que escreveu, e permitiu aos fãs adentrar esse mundo dela, contando coisas bem pessoais.
Ela ja sofreu e viveu muita coisa, e o livro parece mostrar bem essa história de superação dela!
Com certeza deve ser um leitura indispensável para quem é fã e admira a cantora 🙂
Bjos
Uma cantora e tanto com uma voz maravilhosa, não sabia do livro, quantas coisas ruins ela passou, deve ter sofrido um bocado, mas é muito bom ela contar como foi sua vida é uma inspiração pelo tanto que sofreu e continuou em frente e se tornou o que é hoje. Uma verdadeira guerreira, achei que ela se casou muito nova, mas também não tinha muita escolha pelo que deu para perceber, ser passada de lar em lar sem ter uma família fixa, muito triste isso.
Olá!
Sabe, é meio dificil eu falar isso, mas não conhecia essa cantora, acredite, não mesmo..Acho que até irão fala que sou uma pessoa estranha, mas ao ler essa pequena resenha fiquei sem muito o que dizer sobre a vida dela, realmente ela passou por muitas coisas e ainda si soube continua lutando, realmente admiro muito..Espero muito poder ler esse livro!
Meu blog:
Tempos Literários
Olá! ♡ Eu não tenho o costume de ler biografias, não porque eu não goste do gênero, mas sim porque não tenho muito contato com esse tipo de livro. Mas espero mudar isso em breve!
É inegável que Tina Turner encantou gerações e que com certeza ainda vai encantar outras também, sua voz é tocante e emocionante tanto quanto sua história de vida. Essa mulher passou por tanta coisa difícil, mas seguiu em frente, um exemplo a ser seguido! ♡
Estou animada para ver ela contando suas aventuras, os momentos mais marcantes de sua vida, como encontrou forças para seguir em frente e nunca desistir.
Com certeza vou procurar me informar mais sobre o livro, sua resenha despertou minha curiosidade para saber mais sobre a cantora. Obrigada pela indicação!
Beijos! ♡
Essa mulher tem uma voz tão maravilhosa, e ela passa esse sentimento de mulher forte, segura e determinada e a gente mal pode imaginar os problemas pelos quais ela pode ter passado quando jovem.
Quero muito poder conhecer a verdadeira história por trás desse ícone. Só achei um livro muito pequeno (224 páginas) para poder contar o que parece ser uma vida super intensa.
Olá Izabela!
Acho que todos já ouviram falar da icônica Tina Turner, e embora eu não seja fã da cantora, reconheço que suas músicas tem bastante qualidade. É muito interessante poder conhecer intimamente um artista, ver como foi sua trajetória e tudo o que passou até adquirir tanta fama. Sem dúvida o relato de Tina é um dos mais emocionantes que já vi.
Beijos
Olá Isabela!
Percebe-se que a vida de Tina Turner é repleta de momentos marcantes, e essa biografia explora de forma aprofundada as fases tanto da vida pessoal, quanto da vida profissional da cantora. Como todo ser humano, vemos que ela passou por altos e baixos, porém conseguiu contornar as adversidades e hoje se figura como um exponte da música, bem como um exemplo de mulher contemporânea, dona de si mesma e destemida.
Beijos.
Oiii ❤ Que mulher maravilhosa e que história de vida! Ela passou por tanta coisa, mas não deixou que elas a derrubassem. Tina Turner é tão empoderada, que tem muito a contar baseado no que viveu.
Triste que ela foi abandonada pela mãe e depois pelo pai, horrível que as pessoas que eram para estar ali a apoiando, cuidando e amando, lhe deram as costas. Isso não se faz, ainda mais com uma criança/pré-adolescente.
Nem consigo imaginar tudo que Ike a fez sofrer. Ninguém merece conviver com alguém agressivo, possessivo, que não te respeita em nenhum sentido e que te deixa cheia de traumas. É tão triste, e saber que tantas mulheres ainda passam pelo mesmo, é pior ainda.
Fico feliz que depois disso tudo ela tenha feito boas amizades e conhecido Erwin, depois de tudo, essa mulher mais que merecia ser feliz.
Com certeza, vou querer fazer essa leitura.
Beijos ❤
Meus olhos brilharam! Tina não só marcou uma geração inteira por sua voz potente e aguda, mas também por ter vencido de todas as maneiras possíveis a dureza que a vida lhe entregou.
O abandono, o marido ruim, os filhos, a vida em si. Tina nunca se escondeu de ninguém. Acho que este foi seu maior trunfo. E nunca deixou de tentar seguir adiante, mesmo perante tanta dor.
Me lembro que no terceiro filme de Mad Max, eu pulei de alegria quando a vi atuando..rs(na época eu era uma adolescente)
Com toda a certeza do mundo, se tiver oportunidade, quero muito conferir este presente que é este livro, não só para os fãs, mas para todas as mulheres!
Beijo
Angela Cunha Gabriel(O Vazio na Flor)